Manaus, 19 de Setembro de 2017
Siga o JCAM:

General Theophilo recebe homenagem

Por: Jornal do Commercio
21 Out 2016, 15h28

Na véspera de receber a Medalha de Ouro Cidade de Manaus na CMM (Câmara Municipal de Manaus), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense, o General de Exército Brasileiro Guilherme Theophilo participou de uma reunião, no final da tarde desta quinta-feira (20) na sede do Jornal do Commercio, para tratar de temas importantes sobre as demandas da Amazônia e celebrar com os amigos de Manaus a honraria a ser recebida, hoje, na Câmara.
O presidente do Jornal do Commercio, Guilherme Aluízio recebeu o general Thephilo ao lado dos juízes de Direito Adalberto Carim e Márcio Routhier; o presidente da Ciama (Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas), Aluízio Barbosa; o empresário e presidente do grupo Coencil, José Moura Lopes; o empresário da área de construção e hotelaria, Petrônio Machado; o empresário e presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco e o diretor de marketing da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Paulo Pereira.
A homenagem é uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), e será realizada nesta manhã (21), às 9h30, no Plenário Adriano Jorge.
O general disse durante a reunião que a medalha veio a corroborar o seu trabalho de quatro anos no Comando da 12ª Região Militar e do Comando Militar da Amazônia. "Eu já recebi o título de Cidadão Amazonense e agora, com esta medalha, comemoro pelo grande trabalho que fiz juntamente aos governos estadual e municipal, por poder contribuir para a proteção da população carente desta cidade. E também pelo apoio que dei para que desse tudo certo durante o grande evento esportivo Copa do Mundo. Entendo que esta medalha não é só minha, mas de todo Comando Militar da Amazônia".
Nascido em 13 de março de 1955, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o general Theophilo é filho do General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto e de Maria de Lourdes de Oliveira. Casado com Silvana Cavalcante, ele teve três filhos, Victor, Guilherme e Mariana, e uma neta Alice.
Incorporou às fileiras do Exército em 17 de fevereiro de 1973, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende, tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 14 de dezembro de 1976. Além dos cursos de formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares do Exército, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Ações de Comandos, Forças Especiais, Lanceros (Colômbia), curso superior de Processamento de Dados, pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), e é pós-graduado em Engenharia de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá.
Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Observador Militar das Nações Unidas na América Central (Onuca), Oficial de Inteligência da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal/RN, assim como Comandante da 12ª Região Militar e Comandante Militar da Amazônia, ambos em Manaus.
Dentre as condecorações em seu currículo, destacam-se, a Ordem do Mérito Ministério Público Militar (Grande-Oficial), Ordem do Mérito Aeronáutico (Grande-Oficial), Ordem do Mérito Militar (Grã-Cruz), Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Medalha Mérito Tamandaré, além de ser agraciado com os Títulos de Cidadão Várzea-grandense, Cidadão Cuiabano, Cidadão Mato-grossense e Cidadão Amazonense. O General de Exército Guilherme Theophilo, hoje o Comandante Logístico do Exército Brasileiro. Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2014.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário