Braço forte e mão amiga na Amazônia
19 Abr 2017, 14h00
Para esses bravos homens e mulheres não há distância e nem empecilhos para a realização desta missão, afirmou a 1ª tenente Rosimeire Medeiros Albuquerque Gonçalves, assistente social da SSAS (Seção de Serviço de Assistência Social) do Comando da 12ª Região Militar.
"Considerando a dificuldade que os Órgãos Estaduais e municipais encontram para chegar até esses municípios do interior da Amazônia, o Exército Brasileiro passa a ser uma das principais ferramentas que possui a possibilidade de levar o apoio médico especializado a essas comunidades, bem como o atendimento odontológico, orientações jurídicas e outras necessidades", disse a tenente. Segundo ela, isso permite a consolidação da presença do Estado Brasileiro nessas regiões carentes.
Entre os principais programas sociais realizados na região Norte estão o atendimento médico nas especialidades de ginecologia, pediatria, ortopedia, e dermatologia, além de atendimento odontológico e o emprego do Exército em calamidades públicas. Esses atendimentos fazem parte da Aciso (Ação Cívico Social), que também oferece às comunidades do interior: Vacinação de Pessoas e Animais, Combate à Dengue, Construção de Estradas, Orientações Jurídicas diversas, Confecção de Documentos de Identificação, Alistamento Militar, Recreação Infantil e outras atividades sociais específicas, de acordo com a necessidade da área.
"O Exército realiza anualmente, em torno de cinco Acisos, perfazendo um total de 5.500 pessoas atendidas", informou a tenente. Em recente ação, realizada no município de Itacoatiara (270 km de Manaus), teve aproximadamente 1.100 atendimentos médicos, odontológico, palestras e regularização de documentos do serviço militar.
Parcerias
Muitas ações são desenvolvidas em parceria com instituições, entre elas a emissão de documentos importantes como o Registro Geral e Certidão de Nascimento com a Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos); Emissão de CPF com a Ouvidoria do Estado do Amazonas e a emissão de Carteira de Trabalho com a Setrab (Secretaria de Estado de Trabalho e Renda).
Outras ações desenvolvidas são a Rede de Proteção à Mulher que tem o apoio da Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres; Centro de Convivência dos Veteranos e Pensionistas do Exército com a Secretaria de Estado de Assistência Social e o Credenciamento de Estacionamento para Idoso com o Intrans (Instituto Municipal de Trânsito de Manaus).
"Também são oferecidos cursos técnicos realizados no Centro de Convivência dos Veteranos e Pensionistas do Exército em parceria com a UnATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) e implantação do Projeto Piscicultura dos Pelotões de Fronteira do Amazonas com a Sepror (Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas)", comentou a tenente Rosimeire.
Público interno
Para os militares, o Exército desenvolve o Pase (Programa de Apoio Socioeconômico), PVV (Programa de Valorização da Vida) e o PPDQ (Programa de Prevenção a Dependência Química). Além deles são oferecidos o PAPD (Programa de Atenção a Pessoa com deficiência), PASFME (Programa de Atendimento Social a Militares, Servidores Civis e suas Famílias em Situações Especiais) e o PPREB (Programa de Preparação e Apoio para a Reserva e Aposentadoria do Exército Brasileiro).
Comentários (0)