Manaus, 18 de Outubro de 2017
Siga o JCAM:

Um lugar para os artistas da música

Por: Evaldo Ferreira eferreira@jcam.com.br
19 Abr 2017, 14h06

Com diversas escolas formando instrumentistas em Manaus e com músicos a todo momento entrando no mercado, as amigas e musicistas, Danyelle Soares, Raquel Omena e Michelle Ponzeto, de olho nesse segmento, resolveram inaugurar o Sonora Music, um estúdio de ensaios direcionado especificamente para esse público. "Manaus possui muitos estúdios espalhados pela cidade, mas são de difícil acesso, então resolvemos abrir este, aqui no Boulevard, num local de fácil acesso e amplo espaço para estacionamento", contou Danyelle, que é guitarrista da banda Roxie, com mais de dez anos de estrada.
Esse contingente sempre ascendente de musicistas em Manaus pôde ser visualizado (e ouvido) no segundo Encontro de Bateristas, que aconteceu no mês passado, reunindo mais de 40 percussionistas no Largo de São Sebastião. Se somarmos as guitarras, os baixos, os instrumentos de sopro e os clássicos, podemos afirmar que a capital amazonense nunca viu tantos artistas da música como nos últimos tempos. Cada um buscando seu lugar 'à sombra', principalmente quando se unem e formam bandas, e essas bandas precisam de um lugar para ensaiar, melhor ainda se for um estúdio.

O Sonora Music começou na loja colaborativa 'Jogo de Nós', vendendo objetos relacionados à música. Desde a última segunda-feira (17) o espaço no Boulevard foi inaugurado, acrescido do estúdio e de um café, que irá funcionar nos próximos dias. Já há alguns anos Danyelle trabalha com aluguel de som para pequenos eventos e venda de instrumentos e percebeu que o mercado para ambos só tem aumentado. "Esse é o nosso diferencial, pois agregamos três segmentos distintos, porém, que se interligam", disse a empresária.

Para o pessoal da noite
Danyelle, que é guitarrista da banda Roxie, com mais de dez anos de estrada, entende da carência desse público. "Eu que já tenho uma longa experiência, posso dizer que a maioria do pessoal que toca a noite, não tem onde ensaiar. E tem muita gente aí, em bandas ou apenas no formato 'voz e violão', atrás desses lugares. Na loja colaborativa é frequente o pessoal de bandas aparecer e comentar da necessidade de um local adequado para ensaiar. Ensaiar você pode ensaiar em qualquer lugar, mas num estúdio você tem uma série de aparatos, como equipamentos e mesmo instrumentos de qualidade, que somam ao seu profissionalismo", explicou.

Segundo a empresária, o momento musical de Manaus é favorável ao mercado. "Quando acontece um evento tipo o Banda Pop Rock Manaus, para escolher uma banda para se apresentar no Rock in Rio, todo mundo precisa ensaiar. Fiquei sabendo que tinha umas 30 bandas inscritas. Se o Sonora Music já estivesse funcionando, teríamos absorvido várias delas. A ideia é profissionalizar cada vez mais nossos músicos para que eles consigam espaços em outros eventos tão grandiosos como o Rock in Rio", finalizou.
Selecionada através do concurso Banda Pop Rock Manaus da ManausCult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) para tocar no Rock in Rio, a Tudo Pelos Ares caiu nas graças da Sonora Music e está podendo usufruir de toda a estrutura do espaço para ensaiar, usar equipamentos e instrumentos, e gravar programas de divulgação da banda. "É uma forma de ajudar os rapazes e de divulgar os nossos serviços, pois agora a Tudo Pelos Ares passou a ser referência no rock baré", completou Danyelle.

Diferencial no mercado
Como diferencial o Sonora Music tem uma loja onde já estão sendo comercializados vários objetos de decoração (almofadas, puffs, canecas) relacionados à música, além de camisas e discos de vinil, muitos deles, clássicos do rock. Os vinis podem ser ouvidos no próprio local. Além da loja, até o final do mês estará em funcionamento o café, um espaço onde o cliente poderá beber água, sucos, refrigerantes, cervejas e, lógico, café, acompanhados por petiscos.

Caráter colaborativo
O caráter colaborativo da Jogo de Nós ainda pode ser visto em um mural onde as bandas que forem passando pelo estúdio vão poder deixar sua marca e seus telefones de contato para que, no futuro, todos se conheçam. Já deixaram suas 'assinaturas' além da Roxie e TudoPelos Ares, as bandas Josephynas, Good Fellas e outras.

O QUE: Sonora Music
FUNCIONAMENTO: De meio-dia à meia-noite
ONDE: Boulevard Alvaro Maia, 736
INFORMAÇÕES: (92) 9 8173-4262

Os 10 estúdios mais top do planeta
3 Abbey Road (Londres) -O centro do universo das gravações por décadas e que muitos tomam como o que sempre representou a epítome da excelência na fonografia. É sinônimo de The Beatles.

3 Capitol Records (Los Angeles) -No corredor, enormes fotos de Frank Sinatra e Dean Martin (da dupla com Jerry Lewis). Salas com excelente acústica, sem falar nas famosas câmaras de eco.

3 Sunset Sound (Los Angeles) -Um dos primeiros estúdios independentes do mundo, este tem sido lar de fabricantes de sucessos desde o começo dos anos 1960.

3 East West (Los Angeles) -Outrora parte integrante do complexo de estúdios United Western de Bill Putnam, também um dos primeiros independentes, os estúdios têm permanecido basicamente inalterados desde que Bill os projetou.

3 Oceanway (Los Angeles) -A outra parte dos United Western e, até recentemente, de propriedade de Allan Sides, o estúdio agora está sob a batuta da produtora cinematográfica Gower e seu futuro está em cheque.

3 Electric Lady (Nova Iorque) -O estúdio pessoal de Jimi Hendrix.

3 The Record Plant (Los Angeles) -Não mais em seu endereço original, mas ainda uma lenda apenas por sua lista de clientes.

3 Henson (Los Angeles) - Anteriormente chamados de A&M Studios, localizado no antigo cenário de externas de Charlie Chaplin, o Henson é uma das poucas instalações de grande porte restantes.

3 Conway (Los Angeles) - Não tão badalado, o Conway tem sido um recanto de vários grandes nomes da música por décadas. Não há como superar os jardins tropicais que circulam o estúdio, o que o torna único.

3 Avatar (Nova Iorque) -Antes batizado como Power Station, o Avatar é pico dos fabricantes de sucesso da Costa Leste dos EUA há dezenas de anos, assim como foi o local onde muitos dos engenheiros mais influentes começaram suas carreiras.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário