Manaus, 19 de Agosto de 2017
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Gestão de pessoas é a cartada para o Sucesso

Por: Jefter Guerra jguerra@jcam.com.br
19 Abr 2017, 19h28

O franchising é o setor que tem se mostrado mais promissor mesmo diante da crise econômica. Segundo dados da ABF, em 2016 o segmento de franquias cresceu 8,3%, com faturamento de R$ 151 bilhões.
Neste cenário, é importante lembrar que a gestão de pessoas no franchising é um dos pontos mais importantes para o negócio prosperar, pode criar, inclusive, vantagem competitiva no mercado.

Em Manaus, uma empresa que já tem seus restaurantes espalhados com franquias em outros Estados brasileiros, é a Cachaçaria do Dedé que, atualmente, representa o portfólio de 3 marcas: a própria Cachaçaria do Dedé, o Engenho Dedé e o Boteco Dedé.

Hoje, a Cachaçaria do Dedé possui 3 unidades em Manaus (AM), 1 em Uberlândia (MG); o Engenho Dedé; 1 em Belém (PA) e uma 1 em Fortaleza (CE); o Boteco Dedé. Em Manaus, um Boteco Dedé será inaugurado no mês de setembro.

Mas para manter o sucesso em atendimento e crítica de público, os proprietários da empresa seguem uma receita infalível de gestão de pessoas, ou melhor, na gestão de seus funcionários e colaboradores.
Quem explica como esse processo de gestão acontece é o diretor e sócio da empresa, Rogério Salles Perdiz. "Atualmente dispomos de 350 funcionários e até o final de 2017 devemos chegar a 400 funcionários diretos. E para manter o nosso pessoal treinado, tanto dos restaurantes locais como os dos outros Estados, o primeiro passo foi estabelecer o padrão de atendimento e "manualizar" todos os procedimentos. Dessa forma foi concebido o POP -procedimento operacional padrão. Sendo que o POP do atendimento possui 18 passos. Cumprindo os 18 passos temos certeza de que temos uma excelência no atendimento. E estabelecido o POP, toda a semana temos treinamentos e dinâmicas de aplicação do passo a passo de atendimento. Além de termos consultores externos que complementam o processo de atendimento com treinamentos de motivação, comportamental, postura, segurança alimentar etc, estabelecemos um padrão de atendimento que é um pré-requisito para que possamos operar as lojas. Acredito que sem isso teríamos sérios problemas operacionais, além de não estabelecermos uma cultura de atendimento diferenciado", explica Perdiz.

Para ele Gestão de Pessoas é criar as condições adequadas como por exemplo, clima organizacional, estrutura física, remuneração de mercado, de forma que se possa extrair o melhor das pessoas para o cumprimento da Missão da Empresa. "Quando as pessoas compreendem o motivo e a forma pelo qual devem fazer as coisas acontecerem e são dadas as condições para que isso aconteça os resultados são mais facilmente alcançados", acredita o empresário.

Perdiz resume que o caminho do sucesso de uma empresa passa necessariamente por atendimento diferenciado, qualidade dos produtos e preços justos, "sendo que nosso segmento, que é de serviços, o atendimento é um dos mais importantes processos, sem ele os resultados seriam negativos".

Especialista na área
Já para a diretora da Franquear Consultoria, Milena Lidor, a gestão de pessoas auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, aumentando o índice de resultados positivos, além de colaborar na assimilação da missão e dos objetivos estratégicos de cada franquia e ainda fortalecer a cultura da empresa.

O franqueador precisa monitorar frequentemente suas unidades franqueadas e manter a transparência nas relações, sejam estratégicas, comerciais ou financeiras. "Cabe também ao franqueador dar suporte necessário para os trabalhos e transmitir segurança para conduzir seu trabalho", acrescenta Milena.
Entender o momento e o desempenho de cada franqueado e planejar ações individualmente, além de deixar os objetivos definidos e claros são importantes tarefas para a boa gestão de pessoas. "Considerar ainda que os franqueados têm necessidades e dificuldades diferentes em cada uma das etapas de sua permanência da rede, também colaboram para que as ações com a rede sejam mais assertivas.
Chamamos essa análise de curva de conhecimento. Como por exemplo: não podemos orientar as mesmas estratégias para um franqueado que inaugurou há seis meses e para um franqueado de quatro anos de prática. Para isso a equipe do franqueador precisa estar atenta e preparada para atender de forma eficiente a esses vários clusters que compõe sua rede", completa Milena.

Diretora da Franquear
Milena Lidor é diretora da Franquear Estratégia e Gestão de Negócios. Formada em Administração de Empresas, a profissional atua no planejamento e execução de cada projeto da operação junto aos clientes, inclusive implantando projetos como Universidade Corporativa e Programas de Excelência. Milena ainda é especialista em relacionamento com clientes, atuando nos treinamentos e convenções com as redes de Franquias, além de gestão e desenvolvimento da equipe de consultores.

A profissional já atuou como executiva regional e diretora de unidades próprias da Rede Microlins, Rede Microlins Franchising e em marcas do segmento de construção civil e serviços financeiros.

Franquear Consultoria
Atuando em todo mercado nacional há sete anos, a Franquear Estratégia e Gestão de Negócios (http://franquear.com.br/) é uma consultoria especializada em Franchising, formada por um time de experientes consultores vindos do mercado de Franchising e Negócios que, ao longo de 20 anos, conquistaram e ocuparam posições estratégicas (de executivos a Franqueados) em pequenas, médias e grandes empresas franqueadoras dos mais diversos portes e segmentos.

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