Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Frente & Perfil 18.09.18

Por: Redação
18 Set 2018, 14h56

MAPEANDO O CRIME E A CIDADE

Um mapeamento eletrônico de ocorrências tem sido base para ações integradas de combate à criminalidade pelas forças de Segurança Pública em Manaus. Conhecido como GeoAmazonas, o sistema de inteligência em uso pela Secretaria de Segurança Pública oferece aos gestores os pontos e os tipos de ocorrências mais comuns, por regiões da cidade. Com a plataforma, é possível obter dados de manchas criminais e assim efetivar o policiamento direcionado, assim como o desenvolvimento de operações. A expectativa é que a plataforma também sirva para implantação de serviços por outros órgãos estaduais. A intenção é que o GeoAmazonas funcione como uma central de dados geográficos de várias secretarias, com objetivo de cruzar as informações. A plataforma também facilita a realização de outros atendimentos fora da área criminal. Após um acidente, por exemplo, a equipe que se desloca para o local do acontecimento tem acesso a melhor rota até o posto de atendimento mais próximo. A ferramenta pode também indicar áreas com mais incidências de poluição sonora em determinado horário, facilitando a fiscalização.

ESQUENTOU

Demorou, mas o clima eleitoral esquentou de vez no Amazonas, depois que o radialista Wilson Lima (PSC), candidato a governador, foi acusado por uma jovem de ter saído com ela e a explorado sexualmente quando tinha apenas 14 anos de idade. Ele diz que se trata de um factoide, mas ela ontem foi ao Ministério Público pedir proteção, alegando que se sente ameaçada pelo postulante ao Governo e por seus simpatizantes.

MAIS QUENTE

Especula-se sobre uma denúncia que estaria prestes a explodir contra um candidato a senador que vem se destacando na corrida eleitoral, especialmente em Manaus. Seria algo do passado dele, muito nebuloso, que o prejudicaria seriamente na atual campanha. Mesmo antes do assunto vir à baile, o clima nos bastidores é de grande apreensão.

BATE PAPO

Os candidatos ao Governo do Estado foram convidados para uma conversa com os empresários de bares e restaurantes hoje, a partir das 13h30, no restaurante Bom Prato, na avenida Max Teixeira, quando cada um deles terá 45 minutos para o bate-papo e mais 15 minutois para receber a imprensa.

VACINAÇÃO

No Amazonas, 42 municípios já atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças contra pólio. Entretanto, 20 municípios ainda patinam. São eles: Coari, Careiro, São Gabriel da Cachoeira, Itapiranga, Pauini, Caapiranga, Eirunepé, Careiro da Várzea, Novo Airão, Guajará, Fonte Boa, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Lábrea, Anori, Maraã, Urucurituba, Ipixuna e Maués.

JUDICIALIZAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de instituir o Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário. A finalidade é disponibilizar subsídios técnicos aos magistrados amazonenses, em ações judiciais na área da saúde. O NAT é resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Susam e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, abrangendo um tema que vem chamando atenção em todo o país, que é a judicialização da saúde, em casos que, muitas vezes, envolvem produtos e serviços que não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde, gerando um custo adicional altíssimo aos estados, sem orçamento previsto para tal.

SUCESSO

Movimentando mais de R$ 2,2 milhões em recursos no mês de agosto, as Feiras Regionais da Agência de Desenvolvimento sustentável deram um salto de 80% em sua arrecadação, se comparado ao mesmo período de 2017. No ano anterior, o total de recursos movimentados foi de R$ 1,2 milhão. De acordo com o chefe do Departamento de Negócios Agropecuários da ADS, Heitor Liberato, os produtos comercializados também tiveram crescimento de mais de 54%. Foram 824,8 toneladas de produtos regionais desse ano, contra 535 toneladas em 2017.

APELO

Com estoque de sangue bem abaixo da média, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas está convocando a população para doação com urgência. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, é de apenas uma hora.

FÓRUM

Com o objetivo de debater com especialistas renomados os principais aspectos que envolvem as relações trabalhistas e sindicais, que impactam na gestão de pessoas e na produtividade das empresas do Amazonas, especialmente no alinhamento e aplicação da legislação, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Amazonas, realiza o 3º Fórum de Relações Trabalhistas, no dia 25 de setembro, das 14h às 17h30, no Novotel Manaus, Distrito Industrial I.

FRASES

"A urna eletrônica é segura" Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal
"Defender a diversidade é prioridade para o nosso partido" Hissa Abrahão (PDT), deputado federal e candidato ao Senado

Comentários (0)

Deixe seu Comentário