Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Reunião de chefs e empreendedores

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
29 Out 2018, 17h31

Crédito:Divulgação
Nunca a gastronomia amazônica esteve tão em alta como nos últimos tempos com uma quantidade cada vez maior de chefs que saem da faculdade dispostos a mostrar o que aprenderam a fazer utilizando peixes, frutos e condimentos de nossa região. Quem quiser conhecer um pouco mais dessa rica culinária amazônica é só visitar a 1ª Feira Chef Caboclo, que acontecerá nos dias 3 e 4, sábado e domingo próximos, na sede da FAZ (Fundação Amazonas Sustentável), das 10h às 22h.

"A Feira é o primeiro grande evento realizado pela AAGE (Associação Amazonense de Gastronomia e Empreendedores), fundada há pouco mais de um ano e que reúne, atualmente, 120 associados entre chefs e empreendedores da área gastronômica", falou o chef internacional Cláudio Procópio, atual presidente da AAGE e proprietário do restaurante Taberna do Chef.

"Um dos objetivos da AAGE é promover encontros entre seus associados para discutir soluções diante de problemas que possam estar, de alguma forma, prejudicando quem atua com gastronomia. Outros dos objetivos são mostrar caminhos, apresentar idéias e absorver conhecimentos de quem está na dianteira com seu empreendimento", completou.

"Um dos nossos associados é o Dedé Parente, que começou vendendo pastéis numa pequena banca e hoje é proprietário de lojas em Belém, Fortaleza e Belo Horizonte, além de Manaus. Dedé é um grande exemplo para os jovens que ainda estão cursando a faculdade de gastronomia e alimentam sonhos de se tornar empreendedores de sucesso", revelou.

Evento deve ser anual
José de Souza é um desses jovens. Ainda na faculdade, é associado da AAGE e um dos organizadores da 1ª Feira Chef Caboclo. Junto com os colegas de turma ele terá uma barraca na Feira onde mostrará o que já sabe preparar. Uma das preocupações de José, enquanto chef, é com a merenda escolar da rede pública de ensino.
"Sabemos que é difícil fazer as crianças gostarem de alimentos saudáveis, mas tudo é questão de saber apresentar um alimento saboroso e com visual atrativo. E se consegue fazer isso com frutas e verduras", assegurou. "Tenho um projeto que é exatamente assim. Já fiz uma atividade, numa escola pública, levando petiscos saborosos e atrativos, à base de pedacinhos de pirarucu decorado com verduras picadas. A molecada comeu que repetiu", completou.
"Na Feira, os participantes, os chefs, irão preparar os alimentos na hora, na frente dos clientes. Haverá muitos pratos à base de pirarucu de manejo, que a própria FAS tem comercializado em Manaus. Também serão preparados sanduíches artesanais, sempre valorizando a matéria prima regional. A idéia é resgatar a culinária de raiz", disse.
O manejo do pirarucu em UC's (Unidades de Conservação) do Amazonas é, hoje, uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda de comunidades ribeirinhas no Estado. O pescado oriundo dessas atividades está chegando à mesa dos amazonenses comercializado pelos pescadores em parceria com a FAS e Fundo Amazônia/BNDES.
"Pretendemos realizar a Feira do Chef Caboclo uma vez por ano. Queremos que ela passe a integrar o calendário cultural da cidade", adiantou Walter Antunes, também organizador da Feira. Walter se enquadra na categoria 'empreendedor gastronômico'. Ele é proprietário da Agronvida, empresa especializada em produzir molhos de pimenta com os variados sabores de frutas amazônicas.
"Já estamos com 40 barracas confirmadas, somente para a venda de alimentos, e mais dez destinadas ao artesanato. Gastronomia e artesanato devem andar juntos. Decorar um restaurante com motivos regionais chama a atenção do turista, bem como decorar um prato, uma mesa, um copo, com uma peça artesanal, valoriza ambos os produtos", garantiu.

Atividades o dia todo
Durante os dois dias da Chef Caboclo acontecerão várias atividades como aulas show com os chefs Fúlvio Porto, Manu Andrade, Débora Valente e Cláudio Procópio; palestras com Dedé Parente e Tatiana Sobreira; atrações musicais com David Assayag, dia 3, e Nunes Filho, dia 4. Para as crianças haverá um espaço kid com variados brinquedos.

"As pessoas que quiserem montar uma barraca na Feira, mesmo sem serem associados da AAGE, podem nos procurar porque até um dia antes do evento, estaremos aceitando inscrições", falou Walter. "E também quem quiser se tornar um associado, estamos abertos a novidades", completou.

Serviço
O quê? 1ª Feira Chef Caboclo
Onde? FAS (Fundação Amazonas Sustentável)
Rua A, nº 351 - Parque 10
Quando? Dias 3, sábado, e 4, domingo, de novembro, das 10h às 22h
Informações: 9 9427-3008 (Walter Antunes), 9 9498-7848 (José de Souza), 9 9172-6488 (Cláudio Procópio).

Comentários (0)

Deixe seu Comentário