Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Vamos comer sushi?

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
30 Out 2018, 13h57

Crédito:Evaldo Ferreira
Dia 18 de junho e dia 1º de novembro. Duas datas, uma mesma comemoração: Dia Internacional do Sushi, uma criada em 2009, por Chris DeMay, proprietário da página 'Sushi', no Facebook; a outra, antes, em 2006, sugerida pelo editor do blog 'SushiDay.com'. Não importa. Para quem gosta de sushi o que interessa é poder saborear essa iguaria japonesa trazida até nós, no Brasil, pelos imigrantes orientais.

Em Manaus, a pessoa mais indicada para preparar e servir um autêntico sushi japonês é o chef Hiroya Takano, proprietário do Suzuran que, com 40 anos de existência, é o restaurante de comida japonesa e oriental mais antigo de Manaus.

Hiroya veio para a capital amazonense, em 1960, com o pai Tatsuya Takano, a mãe Saki Takano e mais cinco irmãos mais velhos, para trabalharem com agricultura em uma fazenda na estrada AM 010 (Manaus/Itacoatiara), que estava sendo aberta.

"Eu tinha oito anos de idade e, como era o mais novo, ficava em casa fazendo arroz para o restante da família, que ia para a labuta nas terras da fazenda", lembrou Hiroya.

"Minha mãe sabia fazer sushi, e sempre fazia nas datas festivas. É um alimento difícil de ser preparado, tem todo um ritual, por isso não o comíamos com frequência", contou. "E tem mais. Diz-se no Japão que a temperatura das mãos interfere na qualidade e no sabor do sushi, por isso o alimento não deve ser preparado por mulheres, que têm as mãos quentes", ensinou.

Cozinheiros muito exigentes
Em 1978 o pai de Hiroya veio para a cidade e abriu o Suzuran, enquanto ele estudava engenharia mecânica no Japão. De volta ao Brasil, depois de dois anos, formado, Hiroya foi ajudar o pai. "De dia trabalhava como mecânico e à noite ia para o restaurante", contou.

"Meu pai tinha muita dificuldade em conseguir sushimen, inclusive os ingredientes do sushi, quase tudo vindo de fora. Ele trazia os sushimen de São Paulo, mas não demoravam muito mais do que um ano em Manaus. Eram muito exigentes. Tinha uns que não queriam nem que entrássemos na cozinha ou sequer abríssemos a geladeira. Até que resolvi aprender, com os mais acessíveis, a culinária oriental, dominada por eles. Como sempre vinham novos sushimen, com cada um eu aprendia um pouco, e assim comecei a descobrir os segredos do sushi e de outras comidas", garantiu.

"O que é um sushi? Trata-se de um processo de saber preparar o arroz para ficar no ponto certo, mais o vinagre, o peixe cru e os legumes, geralmente enrolados em folhinhas de alga", explicou.

"Surgiu da necessidade de os japoneses armazenarem peixe por mais tempo sem estragar, então eles descobriram que a carne colocada entre camadas de arroz cozido permanecia mais tempo conservada. Em seguida verificaram que se vinagre fosse acrescentado ao arroz, esse tempo aumentava. Um dia o cozinheiro Yohei teve a idéia de servir pedaços de peixe cru enrolados por arroz. Assim nasceu o sushi que, com o tempo foi sofrendo pequenas mudanças. A palavra sushi significa 'é azedo', literalmente", ensinou.

Em Manaus, nas temakerias, a variedade de formatos e sabores de sushi é grande, mas oficialmente o sushi é o bolinho de arroz, com vinagre, pedaço de salmão, amarrado com alga. "Mas tem com atum, polvo, camarão, ovas e legumes. O mais nobre é o sushi com ova de salmão, e o amazônico, é o com tucunaré, que eu preparo aqui no Suzuran", revelou.

Na década de 1980 ocorreu o boom do sushi quando, nos Estados Unidos, o alimento passou a ser considerado saudável e vários restaurantes começaram a abrir no país e no mundo.

Atualmente, Hiroya Adriano e Hiroko Adriana, filhos de Hiroya, estão à frente do Suzuran e dominam a arte de fazer sushi, ensinados pelo pai. E uma dica. Nada de comer sushi com garfo e faca. Ou se usa o tradicional hashi (os pauzinhos) ou se pega com a mão mesmo, sem problema algum.

Onde comemorar o Dia Internacional do Sushi
- Susuran
Rua Itanana, 100 - Vieiralves
Informações: 3584-4429

- Soho Lounge
Parque Dez Mall - Parque Dez
Informações: 3085-9300 e 3347-9300

- Restaurante Suysei
Av. Urucará, 1147 - Cachoeirinha
Informações: 3663-1075

- Sushi Ponta Negra
Av. Coronel Teixeira, 1200 - Ponta Negra
Informações: 9 9447-5614

- Ichiban Sushibar
Av. Tancredo Neves, 111 - Parque Dez
Informações: 3236-0736

- Restaurante Himawari
Rua 10 de Julho, 618 - Centro
Informações: 3233-2208

- Toyo Comida Oriental
Rua Francisco Orellana, 670 - Alvorada
Informações: 3238-7827

- Matsuri Sushi Bar
Rua Osaka, 26, quadra B, Conjunto Jardim Oriente - Parque Dez
Informações: 3348-3001

- Fast Temaki Delivery
Av. Efigênio Sales, 440 - Parque Dez
Informações: 3236-8686

- Umê bar n'food
Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 455, Edifício Cristal Tower, loja 4
Informações: 9 8107-4370


Comentários (0)

Deixe seu Comentário