Manaus, 14 de Novembro de 2018
Siga o JCAM:

Senai abre as portas para a coletividade

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
08 Nov 2018, 18h34

Crédito:Evaldo Ferreira
Em evento que começou ontem e continua acontecendo por todo o dia de hoje, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realiza a 10ª edição do Mundo Senai, quando todas as unidades operacionais da instituição abrem suas portas para demonstrações práticas das profissões industriais e do relevante papel que desempenha na formação profissional de jovens e adultos.

"Abrimos nossas portas para a coletividade, para o público interno e externo, alunos, ex-alunos, familiares e empresas mantenedoras a fim de que conheçam in loco quais são as atividades desenvolvidas pelo Senai em prol das indústrias do Amazonas", falou José Nabir de Oliveira, gerente da Escola Senai Antônio Simões e um dos organizadores do evento.

"Atualmente temos uma gama de cursos de especialização profissional voltados para a indústria, distribuídos em quatro unidades fixas: a Escola Senai de Ações Móveis e Comunitárias; Escola Senai Antônio Simões; Escola Senai Waldemiro Lustoza e Escola Senai Demóstenes Travessa nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, informática, automação, telecomunicações, automotiva, soldagem, usinagem, ferramentaria, logística, plástico, refrigeração, construção civil, pedreiro, carpinteiro, mestre de obras, dry wall, alimentos e bebidas, confeitaria, panificação, vestuário, modelista, estilista, segurança no trabalho, gás, meio ambiente, transporte e gestão", listou.

"Além das Escolas na capital, a instituição conta com três Agências de Treinamento, localizadas em Itacoatiara, Coari e Iranduba; Centro Integrado de Educação Sesi Senai Padre Francisco Luppino, em Parintins, e duas unidades fluviais: Os barcos-escola Samaúma I e II, e quatro carretas. O Samaúma I já atua nos rios da Amazônia há 40 anos", completou.

Quarta revolução industrial
Durante os dois dias do Mundo Senai, os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição. O evento está repleto de palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O Mundo Senai também mostrará que a instituição está inserida e preparada para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigirão novas formas de trabalho e profissionais com novas habilidades e competências.

Em estandes dispostos junto ao auditório, onde ocorrem as palestras, alguns alunos expõe os trabalhos que estão desenvolvendo nos seus respectivos cursos, como a dupla Armando José e William de Souza. Eles desenvolveram o Mini CNC (Comando Numérico Computadorizado), um aparelho, o Mini CNC, no qual você desenha, por exemplo, uma peça de um motor num computador e ele reproduz essa peça em 3D. Tanto o programa quanto as engrenagens do aparelho foram idealizadas, desenvolvidas e produzidas pelos próprios alunos. Noutro estande uma equipe formada pelos alunos Katryele, Gustavo, Amanda, Felipe, Ilcilane, Josias e Mara, criaram o Vibro Card, um crachá que sinaliza vibrando, acendendo uma luz vermelha e emitindo um som, se estiver acontecendo um sinistro dentro da empresa. "Ele foi idealizado para ajudar, principalmente, deficientes visuais e auditivos cada vez mais presentes dentro das empresas, mas também serve para alertar brigadistas caso estes estejam distantes de onde estiver ocorrendo o sinistro", explicou Katryele.

Inteligência artificial
"Outro dos objetivos do Mundo Senai é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas", disse Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai. "O usuário do Mundo Senai terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente", completou.

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante para o jovem. Por isso o Senai está utilizando a inteligência artificial para ajudar jovens profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo Senai (mundosenai.com.br), site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Em Manaus, das 8h às 17h, o Mundo Senai acontece hoje na Escola Senai Waldemiro Lustoza, av. Carvalho Leal, 555, Cachoeirinha; e Escola Senai Demóstenes Travessa, av. General Rodrigo Otávio, 510, Distrito Industrial.



Comentários (0)

Deixe seu Comentário