Manaus, 10 de Dezembro de 2018
Siga o JCAM:

Os empreendedores do amanhã

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
04 Dez 2018, 18h23

Crédito:Divulgação
Se você é empreendedor, e jovem, ainda dá tempo de participar da SGE (Semana Global de Empreendedorismo), que está acontecendo até amanhã no Sebrae, cujo tema é 'Empreendedorismo Jovem - A Hora é Agora', com foco no empreendedorismo feminino.

"Atualmente quase 60% dos empreendimentos no país têm à frente mulheres", revelou Ricardo Rivadávia, analista técnico do Sebrae no Amazonas.

"Esta é a 12ª edição da SGE, evento internacional que ocorre simultaneamente em 197 países. No Brasil, quem capitaneia o evento é o Sebrae e no Amazonas contamos com vários parceiros e colaboradores como a AJE (Associação de Jovens Empreendedores no Amazonas), SEMTRAD, CRAS (Conselho Regional de Administração), SENAC, Junior Achievement, as universidades Uninorte, Fametro, Dom Bosco, UEA Manacapuru, Estácio, Esbam, além de diversos empreendedores locais", listou.

A SGE, que iniciou no dia 14 de novembro e encerra quinta-feira, 6, promoveu uma série de atividades cujo objetivo é fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Neste ano o evento desenvolveu a temática 'Empreendedorismo Jovem - A Hora é Agora', buscando alcançar com palestras, oficinas, atendimentos e consultorias um dos setores mais importantes no país, o mercado jovem.
"A participação dos jovens tem sido bastante significativa ao longo de todo o evento. O que notamos é que, diferente de alguns poucos anos atrás, os jovens estão saindo das faculdades com outra visão de mundo. Antes eles saíam atrás de um emprego, de preferência público, pelo salário e estabilidade. Hoje eles querem empreender, ser donos de seu próprio negócio. Os jovens de hoje tem uma mobilidade e uma facilidade maior de pensamentos", concluiu.

Os jovens e as oportunidades
"Basicamente o público da SGE tem sido de universitários, mas a grande maioria é de jovens que estão cursando o ensino médio, com faixa etária entre 19 e 28 anos. Pesquisa realizada no Brasil, pelo Sebrae, mostra que um em cada cinco jovens deseja montar seu próprio negócio", explicou.
"O Sebrae acredita no potencial dos jovens do nosso Estado, pois eles têm o poder de ser um agente transformador da realidade, e essa mudança pode vir por meio do empreendedorismo. Com esse evento, criamos a oportunidade de realizar conexões e promover troca de experiências entre jovens que estão idealizando negócios inovadores e tirando do papel empreendimentos tecnológicos que, se efetivados, acabarão impactando e fortalecendo a economia regional", falou.
"Outro dado que notamos, aqui no Amazonas, é os jovens quererem empreender no meio digital, buscando o novo, o inédito. Eles conseguem ver oportunidades em tudo, enquanto os mais adultos, da geração anterior, que foram empregados e, por algum motivo, perderam o emprego, procuram empreender na área da alimentação, da beleza e em boutique, nessa ordem. Ocorre que a maioria quer empreender por necessidade e não por conhecimento. Nessa hora é que são importantes os cursos oferecidos pelo Sebrae, pois eles ensinam a transpor as barreiras que podem surgir diante do novo negócio", disse.

A SGE encerrará esta edição com mais de 1.500 eventos realizados em todo o Brasil, mobilização de 125 instituições em mais de 250 cidades, e quase três milhões de pessoas inscritas até ontem. Ocorreu em todos os municípios da Região Metropolitana de Manaus e em mais outros onze municípios do Estado. No ranking de realização de eventos do Sebrae (palestras, oficinas, consultorias, cursos), em novembro, o Amazonas ficou em 8º lugar.

Fechando com chave de ouro

A Semana Global de Empreendedorismo 2018 será encerrada quinta-feira, 6, às 19h, com uma mega palestra do ator global, modelo, apresentador de televisão e empresário, Felipe Titto, de 31 anos, que atualmente é dono de oito negócios. A palestra, que tem carga horária de duas horas, acontecerá no Teatro Manauara. A taxa simbólica de inscrição é de apenas R$ 5, e mais 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento, e será doado para a campanha Natal Sem Fome. As vagas são limitadas e os interessados já podem realizar a inscrição através do www.lojasebraeam.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

Durante a palestra, Titto, que também é influenciador digital, artista circense e chef de cozinha, vai contar como se tornou um jovem empreendedor de sucesso. Atualmente Felipe está à frente dos seguintes empreendimentos: Centro de Convivência Esportiva Be The Best, restaurante contêiner 3T Fit, site de classificados É Papum, loja virtual Felipe Titto, uma barbearia, loja de confecções esportivas Tito, estúdio Shibuya Tattoo Studio e agência de talentos TiTTANIUM INC.

Serviço
O quê: Palestra sobre empreendedorismo com o ator Felipe Titto
Quando: Quinta feira, dia 6
Onde: Teatro Manauara
Horário: 19h
Valor: R$ 5, mais 1 kg de alimento não perecível
Inscrições: www.lojasebraeam.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.


Comentários (0)

Deixe seu Comentário