Manaus, 10 de Dezembro de 2018
Siga o JCAM:

Dos bares, os melhores

Por: Evaldo Ferreira - evaldo.am@hotmail.com
06 Dez 2018, 17h07

Crédito:Evaldo Ferreira
Em evento realizado na noite de quarta-feira, no restaurante Gaúcho's Gourmet, ocorreu a premiação dos vencedores da 12ª edição do concurso gastronômico Bar em Bar, promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Amazonas), com a disputa do melhor petisco, e a surpresa veio com a escolha do vencedor, o Du Chef's Restaurante & Gastrobar, com o petisco 'Pirarucu de jangada'. Ocorre que o Du Chef's é um claro exemplo do empreendedorismo no Amazonas. O restaurante foi aberto há pouco mais de um mês, no dia 29 de outubro, pelo casal Fabiano Lima e Sandra Araújo, dois chefs que, durante vários anos (ele, mais de 20 anos; ela, sete anos) trabalharam como empregados em outros restaurantes e resolveram investir no próprio negócio.

Além de terem seu petisco escolhido pelos jurados como o melhor entre os 12 participantes do Bar em Bar, em votação que ocorreu de 8 a 25 de novembro, os convidados e a imprensa, na noite de quarta-feira, também realizaram degustação e votação para a escolha do melhor petisco pelo voto popular e novamente o 'Pirarucu de jangada' ganhou dos demais.

O petisco é formado por bolinhos de pirarucu seco com macaxeira, recheados com castanha e jambu, mais tiras de banana pacovã empanadas com farinha de Uarini sobre molho de tucupi.

"Foi ótimo, maravilhoso, ganhar, mas nem eu, nem meu marido esperávamos isso porque nosso restaurante é tão novo em Manaus. Para mim foi ver reconhecidos os meus estudos na faculdade de gastronomia, ainda mais quando ganhamos, também, pelo voto popular, escolhidos por pessoas que nem conhecíamos", disse Sandra. "Agora pretendemos participar do Comida Di Buteco, porque participar desses concursos dá muita visibilidade, tanto para a casa quanto para nossos produtos e serviços", completou.

O Du Chef's fica localizado na rua Pará, 760, São Geraldo. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h. Sexta e sábado, também das 19h às 23h30. Informações: 3342-6453.

Porco atolado, em segundo
Em segundo lugar ficou o Santa Brêja Gastro Bar, com o 'Porco atolado', "joelho de porco assado acompanhado de polenta cremosa, molho barbecue e couve crisp, petisco criado por mim mesmo", falou Nelson Tubino, proprietário do Santa Brêja.

"É a segunda vez que participamos do Bar em Bar. Na primeira vez, em 2014, ano em que inauguramos a casa, ganhamos, e agora conquistamos o segundo lugar", falou. "Até hoje o petisco vencedor de 2014, o 'Ki Koxa' permanece no cardápio. Ele sempre fez sucesso entre os clientes. O importante de participar de concursos como esse é que nos motiva a criar coisas novas para o restaurante depois, principalmente quando ganhamos, os clientes vêm atrás e acabamos conseguindo novos clientes, sem falar que a marca, o nome do restaurante, aparece bastante", revelou.

"Da mesma forma que o 'Ki Koxa' ficou no cardápio pela aceitação dos clientes, o 'Porco atolado' também vai permanecer lá durante todo o mês de dezembro. Se os clientes quiserem, ele permanecerá em definitivo", adiantou.

O Santa Brêja funciona na av. Djalma Batista, no Manaus Auto Shopping, de segunda a sábado, das 17h à meia-noite, ou enquanto tiver cliente disposto a consumir. Informações: 9 9513-2624.

Em terceiro, o chicharon
Participando pela segunda vez do Bar em Bar, a Cevicheria Mira Flores conquistou o terceiro lugar com um petisco típico do Peru, o chicharon. "O chicharon é um dos produtos mais solicitados da casa, mas para o concurso fizemos algumas modificações e o petisco ficou ainda mais apetitoso do que já é", revelou Robenita Caldas, proprietária do Mira Flores e uma das idealizadoras do petisco.

"O chicharon são pedaços de filé de pirarucu empanados e fritos, temperados com alho, gengibre, limão e sal, cobertos com ovos e empanados com farinha panco. Acompanha pedaços de macaxeira frita e dois molhos do chef: um com e outro sem molho de pimenta", explicou.

"É importante participar do Bar em Bar pela visibilidade que a casa ganha. Além dos clientes, que fazem questão de provar o novo petisco, aparecem muitos novos clientes, atrás da novidade, mas que acabam conhecendo a casa e, quem sabe, se fidelizando, sem falar que é uma competição, e competir é um desafio, e eu gosto de desafios", afirmou.

"Eu e os meus chefs escolhemos fazer o chicharon pela regionalidade. É uma comida típica do Peru, depois é fácil e prático de preparar. E muito saboroso. Quero ver quem provar o chicharon e depois dizer que não gostou", revelou.

A Mira Flores existe há sete anos, no conjunto Beija Flor 1, em Flores, e se tornou uma referência em comidas peruanas na capital amazonense. Funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 23h. Aos domingos, até às 18h. Informações: 9 9428-4999.

Comentários (0)

Deixe seu Comentário