Engana-se quem pensa que o comércio eletrônico ainda se restringe ao público jovem. A modalidade se mostra cada vez mais consolidada e, de acordo com pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a AGP Pesquisas, 82% dos 503 entrevistados com mais de 60 anos afirmam utilizarem o e-commerce
O crescimento do público idoso no comércio online acompanha o impulso da modalidade. De acordo com o levantamento, 18% destes idosos experimentaram o recurso pela primeira vez durante a quarentena.
“Realizamos esse estudo para analisar os fatores que levam esse público a consumir, que aspectos eles mais prezam em suas compras e a presença do varejo digital entre essa população. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, explica Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Smartphone é o meio preferido
O aparelho eletrônico preferido dos idosos na hora de comprar é o smartphone, escolhido por 71% dos entrevistados. Destes, 46% utilizam aplicativos exclusivos de e-commerce.
Na edição anterior da pesquisa, em 2019, 64% afirmaram utilizar o smartphone, enquanto em 2018 o índice foi de 46%. A progressão mostra que o aparelho celular faz parte cada vez mais do cotidiano da terceira idade.
Ainda de acordo com o estudo, 88% destes consumidores são os responsáveis pelas compras ao mesmo tempo em que administram a renda em casa