Novo porto melhora logística e aproxima o DI do futuro

Em: 15 de abril de 2008

Toda melhoria logística traz conseqüências benéficas para a economia. A construção do Porto de Lages no Puraquequara, zona Leste, vai reforçar o sistema de logística de transporte do PIM (Pólo Industrial de Manaus), ao mesmo tempo que desloca para fora da área central da cidade parte de uma atividade extremamente prejudicial para a infra-estrutura urbana que é o transporte de cargas pesadas.
Hoje as ruas do Centro de Manaus mostram sinais visíveis da passagem de carretas de grande tonelagem, em seu deslocamento do porto do rodway para o Distrito Industrial 1, na zona Leste e o DI 2, na zona Norte. Vias construídas para suportar o tráfego urbano normal, ficam destruídas em pouco tempo sob o peso de cargas de mais de 30 toneladas.
Num primeiro momento este é um grande ganho para a cidade, mesmo porque os prejuízos, embora não calculados nem inscritos no orçamento municipal, oneram e muito os custos de manutenção da zona urbana. Hoje, os produtos do pólo têm de percorrer uma distancia de 15 km, em media, até os portos do Passarão e Chibatão, atravessando a zona Sul da cidade, uma área densamente populosa.
A redução nas distâncias para translado de cargas entre o Distrito Industrial e as vias fluviais da cidade é outro aspecto considerado vantajoso pelo setor. O novo porto ficará a 4,5 km das fábricas do distrito, evitando a perda de tempo por congestionamentos no trânsito.
Por outro lado, o novo porto aproxima ainda mais a zona industrial do grande eixo de transporte multimodal constituído pela hidrovia central do rio Amazonas e a hidrovia afluente do rio Madeira, por onde circulam os comboios de navegação fluvial e de cabotagem entre Manaus, o Centro-Sul e o exterior.
A perspectiva de que esse canal receba brevemente grandes investimentos binacionais de Equador e Brasil para se transformar no corredor Manta-Manaus-Belém, unindo os oceanos Pacífico e Atlântico por um extenso sistema rodo-fluvial, aproxima ainda mais o novo porto da realidade futura.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar