Além de vestuários e calçados, de longe os itens mais procurados, a aproximação do Dia das Mães animou os consumidores amazonenses que voltaram o interesse para investimentos em reformas e utilidades domésticas. Estes foram alguns dos resultados obtidos pela pesquisa de intenção do consumidor para o mês de abril pelo Ifpeam (Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) e divulgada nesta quinta-feira na sede da entidade.
O estudo destacou que a compra de artigos de vestuário teve a franca maioria das intenções de compra, com 20,75% das respostas, sendo seguida por calçados e bolsas (13,75%), materiais de construção (8,75%) e utilidades domésticas (8%), embora a expectativa de 76,2% dos consumidores amazonenses seja de que, neste mês, esses produtos alcancem altos valores no comércio local.
Os dados fornecidos pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas) deixam claro que o quadrimestre pode representar um incremento de até 4,2% no faturamento do varejo físico em relação ao mesmo período do ano passado, já que o mesmo precede a segunda maior data de vendas do comércio, o Dia das Mães.
O estudo assegurou ainda que a maioria dos consumidores amazonenses vêm repetindo a tendência observada em nível nacional com relação à forma de pagamento das compras, na qual a modalidade à vista e débito automático são as preferidas. Segundo o economista José Fernando Pereira da Silva, cerca de 59,5% dos consumidores costumam pagar suas compras a dinheiro ou no débito automático, enquanto apenas 23,5% pagam no crediário. “Essa tendência reflete o bom momento da economia local baseado na estabilidade da moeda nacional. Além disso, os consumidores locais estão mais interessados na não incidência de juros, porque sabem que na economia do país se praticam taxas muito elevadas”, considerou.
Telefone aparece na 6ª posição
Um dado importante chama atenção no levantamento da Fecomercio: os aparelhos de telefonia móvel que, no ano passado, representavam a âncora do varejo manauense, amargaram apenas a 6ª colocação na intenção de compras do consumidor, ficando com 5% do universo de preferências. “A nossa pesquisa foi feita via lojas, mas se observarmos as vendas indiretas feitas através das concessionárias de telefonia móvel, percebemos que as vendas continuam no ápice”, observou Silva.
Centro
comercial
Ainda segundo o estudo, os estabelecimentos comerciais do centro da cidade continuam sendo os preferidos (64%) pelo consumidor amazonense na hora da compra, que apontaram fatores como preço, variedade de lojas e de produtos como principais atrativos na escolha do local. Entretanto, 26,75% preferem efetuar compras no comércio do bairro onde moram e apenas 9,25% costumam comprar em shoppings.