A Prefeitura de Manaus, por meio da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), vai realizar a partir de hoje um levantamento de flora na área do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) que será atingido pelas obras de construção do Complexo Viário da Bola do Coroado – um total aproximado de 3,5 mil metros quadrados às margens da Avenida General Rodrigo Otávio, correspondente a 1,6% do total da área do instituto.
O trabalho será coordenado pelo engenheiro florestal Sidney Brasil, chefe do Núcleo Operacional da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Semma. Segundo ele, será feita a demarcação das árvores que estão dentro do perímetro de alargamento das via, além da identificação das espécies e a quantificação das mesmas.
A estimativa é de que o trabalho seja realizado em três dias, dependendo das condições do tempo. A área a ser atingida pela obra vai da Bola do Coroado até o final do terreno pertencente ao Inpa, que tem mais de 200 mil metros quadrados. O levantamento abrangerá todas as espécies que tenham tronco acima de dez centímetros de diâmetro.
O trabalho seguirá as normas da Resolução 090/2006, do Condema (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente), que regulamenta o artigo 105, parágrafo segundo, do Código Ambiental do Município.
A resolução define os padrões e procedimento para o corte e poda das árvores. A obra será realizada pela Construtora Camargo Correa. Ao todo, quatro pessoas deverão atuar no levantamento, utilizando fitas diamétricas para as medições e fitas plásticas para a demarcação e numeração das árvores.
O trabalho será realizado das 8h às 17h, com intervalo para almoço. De acordo com Sidney, o terreno plano facilitará a realização do inventário, que servirá de base para a realização do cálculo da compensação ambiental que deverá ser feita em razão da obra.
Prefeitura fará novo levantamento de flora no trecho da Bola do Coroado
Em: 12 de maio de 2008
A área a ser atingida pela obra vai da Bola do Coroado até o final do terreno pertencente ao Inpa, que tem mais de 200 mil metros quadrados.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026