A política de desenvolvimento produtivo, lançada pelo governo federal no mês passado, vai ampliar o trabalho do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no sentido de conscientizar o empresariado sobre a necessidade de proteger suas marcas e designs (desenhos industriais) de cópias pirateadas no Brasil e no exterior.
O presidente do Inpi, Jorge Ávila, afirmou que, com a nova política, há um reforço do trabalho que o órgão já vinha fazendo junto a vários setores econômicos, entre os quais o de confecções. “A gente está fortalecendo todas as ações que tenham a ver com disseminação, educação, para uso do sistema da propriedade industrial”, disse.
Ávila revelou que o próximo passo é estreitar o trabalho com o setor automobilístico. A idéia é fazer um trabalho de conscientização da importância do registro de marcas e também de desenhos industriais e patentes junto não só s montadoras, que já têm uma gestão, mas junto a todo o seu parque de fornecedores no país, afirmou.
Ele destacou que o Inpi será fortalecido para que o processo de registro seja rápido. Segundo Ávila, antes o tempo para conceder o registro de uma marca era de cinco a seis anos. Hoje, caiu para um ano e seis meses. A meta, de acordo com o presidente da instituição, é que a concessão leve apenas um ano, para que não se descuide da qualidade. Um dos eixos, então, é esse: eficiência, sem perda da qualidade, observou.
Outra linha de atuação do Inpi é promover a conscientização sobre a importância do registro. Não é tão difícil nem tão caro você proteger seus desenhos industriais e suas marcas no Brasil. E no mundo, mostrar a importância e o significado que isso pode ter para o crescimento dos seus negócios, registrou.
Ávila lembrou que, desde 2003, o Inpi passa por um programa de reestruturação e modernização e que, devido a esse programa, ampliou o trabalho de produção de registro de marcas. A gente está conseguindo examinar, nos últimos 12 meses, algo em torno de 250 mil marcas, disse. Antes, a produção de marcas do Inpi variava entre 28 mil a 60 mil registros por ano.
O presidente do Inpi revelou que, na fase atual, o sistema brasileiro de propriedade intelectual está em discussão para que a participação das empresas brasileiras seja facilitada. Ele enfatizou a importância desse trabalho porque o mundo vive uma economia global que compete pela inovação.
Inpi reduz tempo de concessão de marcas para apenas 18 meses
Em: 9 de junho de 2008
A política de desenvolvimento produtivo, lançada pelo governo federal no mês passado, vai ampliar o trabalho do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026