Pela segunda vez consecutiva, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou o ranking das empresas de telecomunicações que mais promoveram ações de acessibilidade, com foco no atendimento de pessoas com deficiência visual. O destaque deste ano foi a operadora Claro.
Em linhas gerais, o estudo foi baseado nas fiscalizações feitas pela Anatel em 2019. Para chegar ao resultado foram considerados os seguintes fatores:
- Acessibilidade na Página da Internet (API);
- Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) e;
- Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).
No ano passado, o grande destaque foi a operadora TIM.
1,5 milhão de brasileiros cegos
O trabalho feito pela Claro e também pela Anatel são importantes para a inclusão de um grande número de brasileiros cegos.
O prêmio foi criado a partir de uma resolução de 2016 chamada RGA (Regulamento Geral de Acessibilidade). Ela é apenas uma das normas previstas pela Anatel.
A medida foi criada a partir do reconhecimento do governo brasileiro de proteger as pessoas com algum tipo de deficiência. Um deles foi aprovado em 2009 e incorporado ao direito brasileiro, à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu protocolo facultativo.
Hoje, segundo dados da Fundação Dorina Nowill para cegos, 3,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual declarada –o que inclui a cegueira. Considerando apenas as pessoas cegas, estima-se que existam 1,5 milhão de pessoas nessa condição – 0,75% de pessoas no país.
Atualmente, estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da OMS (Organização Mundial da Saúde) e constam no recente documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).