Após sete meses de curso nas áreas de Imagem Pessoal, Informática, Saúde, Gestão, Comércio, Turismo e Hospitalidade, onde foram atendidos 1.232 pessoas dos municípios de Barreirinha a unidade móvel fluvial conhecida como Balsa-escola, estará atendendo o município de Nhamundá localizado no baixo Amazonas a 375 quilômetros da capital e com uma população estimada em 17.600 habitantes.
O município, que tem a pecuária como sua principal atividade econômica, hoje possui o quarto maior rebanho bovino do Amazonas.
Nhamundá representa também a maior reserva mineral do Brasil em bauxita e jazidas de calcário, o que faz do extrativismo outra atividade de destacado peso para a formação econômica da cidade.
Através de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Nhamundá, o Senac-Amazonas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) deu início às atividades no último dia 16 de junho.
A ação objetiva principlamente levar cursos de capacitação e aperfeiçoamento no segmento do comércio de bens, serviços e turismo, tais como Cabeleireiro, Cozinheiro, Condutor Turístico e Informática Básica e Avançada.
Com isso, pretende-se qualificar cerca de 1200 alunos no período de seis meses.
Trabalho de referência
A Balsa – Escola projeto piloto pioneiro do Senac Amazonas idealizado pelo presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/AM, Dr. José Roberto Tadros, tem realizado um trabalho tão bom que hoje é alvo de interesse de outros Estados.
A unidade já esteve em três municipios e segue para o quarto.
Segundo a Diretora do Senac, Silvana Carvalho, a Balsa é um projeto grandioso, pois leva a capacitação aos municípios mais afastados da capital, onde é extremamente escassa a mão-de-obra qualificada.
Criada com objetivo de alcançar as localidades onde não existe a base física do Senac (e os rios são as principais e algumas vezes a única via de acesso), a balsa-escola foi totalmente equipada para levar às populações ribeirinhas cursos com os mesmos padrões dos oferecidos nos Centro de Formação Profissional do Senac.
Dessa forma, são criadas as mesmas oportunidades de formação para a população interiorana.






