Ministros de 30 países estão reunidos desde segunda-feira na sede da OMC, em Genebra, para tentar fechar um acordo nas conversas sobre a liberalização da agricultura e dos mercados industriais e salvar, assim, a Rodada Doha.
Na reunião do Comitê de Negociações Comerciais -na qual o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, informa todas as manhãs aos 153 membros sobre o andamento das negociações-, vários países expressaram insatisfação por não terem sido convidados a participar desse processo.
Este mal-estar foi manifestado tanto por países desenvolvidos, começando pela Suíça -o primeiro a levar o tema para a sala-, quanto por nações em desenvolvimento de várias regiões, como Indonésia, Argentina, Quênia, Turquia e ilhas Maurício.
Esta semana de negociações tinha começado entre um grupo de 30 países que representava todas as regiões geográficas e de interesses comerciais na OMC. Diante da falta de avanços sob esse formato, no entanto, Lamy decidiu restringir as conversas a seis países (Brasil, Austrália, China, EUA, Índia e Japão) e à UE (União Européia).
Negociação da Rodada Doha causa frustração a vários países
Em: 24 de julho de 2008
Vários países-membros da OMC, se sentiram frustrados com a forma como ocorreram as negociações para salvar a Rodada Doha, pois consideram que elas não têm transparência e vontade de incluir todas as nações.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026