A Caixa Econômica Federal pode diminuir as perdas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque o rendimento do fundo vem perdendo constantemente para a inflação. Para a Caixa, enquanto o IPCA subiu 4,81% de dezembro a junho deste ano, o rendimento do FGTS no período foi de 2,58%.
Antes de ser colocada em prática qualquer medida precisa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS. Para o consultor Mario Avelino, especialista e presidente do Instituto FGTS Fácil, essa forma de calcular o rendimento do fundo distorce a realidade, uma vez que já embute os juros de 3%.
Excluindo o juro mensal de 0,246627%, o FGTS rendeu apenas 0,6429% nos sete primeiros meses do ano, com base na TR, contra a inflação de 4,86% no mesmo período.
“Não se pode comparar o IPCA, que é um índice de inflação, com os juros e atualização monetária (o JAM creditado pela Caixa). Os juros são os ganhos reais, enquanto a atualização monetária objetiva manter o poder aquisitivo da poupança do trabalhador (o FGTS), repondo as perdas causadas pela inflação’’, diz Avelino.
Rendimento do FGTS pode aumentar, informa a Caixa
Em: 12 de agosto de 2008
Para o consultor Mario Avelino, especialista e presidente do Instituto FGTS Fácil, essa forma de calcular o rendimento do fundo distorce a realidade, uma vez que já embute os juros de 3%.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026