João Ribeiro Guimarães Júnior, de 63 anos, é o novo diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA). Manauara e consultor de empresas, ele foi nomeado ao cargo via decreto na edição nº 34.428 do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE), de 2 de fevereiro de 2021.
Graduado em Eletrônica pela antiga Universidade de Tecnologia do Amazonas (Utam) – atual Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) –, também é pós-graduado nas áreas de Engenharia de Produção e Estratégia Empresarial & Marketing pelas universidades federais do Amazonas (Ufam), Paraíba (UFPB) e Rio de Janeiro (UFRJ).
João Ribeiro iniciou a vida profissional em “chão de fábrica”, tendo amplo conhecimento técnico, empresarial e industrial adquirido ao longo de mais de três décadas de atuação em funções administrativas, comercial e de relacionamento com clientes – dentre elas produção, controle de qualidade, engenharia industrial e administração geral – em diversas empresas e indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Também tem experiência em gestão pública, tendo atuado como gerente administrativo e financeiro da própria IOA no ano de 2018. Na área acadêmica, foi professor na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) entre 2007 e 2009 e também trabalhou como profissional de comunicação em jornal, rádio e televisão em veículos de Manaus.
Além disso, João Ribeiro tem extensa experiência em consultoria empresarial nas áreas de recursos humanos, comércio exterior, contabilidade e finanças, departamento comercial, logística e qualidade e produtividade. Ele também já foi palestrante em diversos eventos e feiras nacionais e internacionais.
Ao assumir o comando da Imprensa Oficial, o novo diretor-presidente reforça o compromisso de manter a qualidade e inovação da gestão anterior, desenvolvida pelo delegado de Polícia Civil e gestor público, Mário Jumbo Miranda Aufiero. “Vamos dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pela administração anterior e, acima de tudo, atender as orientações do nosso governador”, disse.