23 de novembro de 2024

Investindo na culinária americana

O empresário Ademir Soares acaba de inaugurar seu 11º restaurante enfrentando os contratempos trazidos pela pandemia

Em plena pandemia inaugurar um empreendimento, é para poucos, ainda mais um restaurante num shopping, mas foi o que fez o empresário Ademir Soares, que no início de abril inaugurou seu nono restaurante, mais um com o nome Beef o Brady’s, no Millennium. Ademir é o proprietário também do Risotto Mix e do Fatia Grill (no Manauara), Risotto Mix, Langrill e agora Beef o Bradys (no Millennium), Beef o Bradys e Di Romani (no Shopping Ponta Negra), Beef o Bradys (no Amazonas Shopping); Risotto Mix, Fatia Grill e Beef o Bradys (no Vianorte), alguns deles em sociedade com seu irmão Adenilson. 

Ademir Soares inaugurou seu nono restaurante em plena pandemia
Foto: Divulgação

Ademir foi matéria no JC de 4 de dezembro do ano passado quando inaugurou o Beef o Bradys, com cardápio típico americano, no Amazonas Shopping, e já fazia os preparativos finais para inaugurar este, no Millennium, então veio a segunda onda da pandemia e parou tudo. Só agora, quatro meses depois, os manauaras podem contar com mais um espaço onde prevalece a gastronomia do Tio Sam. 

“Mas não servimos só comida dos Estados Unidos. Precisamos diversificar e agradar a todos os gostos. Além dos fried chickens (frangos crocantes), costelinha barbecue, steaks (bifes) e sanduíches com molhos típicos americanos, também temos um mix da gastronomia brasileira e italiana, esta com massas e parmegiana, além de peixes regionais”, explicou Ademir. 

Costelinha barbecue sempre tem preferência dos amantes da carne
Foto: Divulgação

A culinária americana nada tem que se pareça com a nossa: ovos com bacon e suco de laranja logo no ‘café’ da manhã; hambúrgueres, steaks e fried chickens no almoço e até no jantar. Estes últimos são os carros-chefes do Beef o Bradys. 

Dificuldades com a pandemia 

Ademir é um exemplo claro do empresário que está sentindo no bolso os efeitos destruidores da pandemia sobre determinados segmentos de produtos e serviços. Seus restaurantes, junto com os shoppings, fecharam durante a primeira onda, após março do ano passado, e este ano, nem bem começou 2021, novamente viu suas lojas serem obrigadas a cerrar as portas, em janeiro. 

A pandemia provocada pelo coronavírus mudou drasticamente a rotina da população, que teve que ficar em casa, e causou muitos estragos nos pequenos negócios e shoppings. Esse fechamento repentino de tudo provocou a queda de consumo e de faturamento.  

“Ficou muito difícil manter os negócios funcionando, gerando muitas dúvidas com fornecedores, alugueis e funcionários. As ajudas governamentais praticamente não existiram e o desafio foi negociar com todos”, revelou. 

Ademir é de Campinas/SP. Economista, foi professor de economia e business, na PUC Campinas durante 15 anos. Integrou a primeira turma de MBA Executive da USP. Veio a Manaus pela primeira vez, em 1989, para prospectar e instalar uma fábrica de telecomunicações. Em 1994 já produzia centrais telefônicas de alta tecnologia. Fixou residência na capital amazonense em 1998. Em 2000 entrou para o ramo de alimentação ao abrir, junto com o irmão Adenilson, seis lojas no Studio 5, quando da inauguração do shopping. Atualmente os onze restaurantes dos dois irmãos geram 130 empregos diretos, em Manaus, e dezenas de outros, indiretos. 

Não só americanos 

Ademir explicou um pouco mais sobre os pratos americanos mais solicitados pelos clientes do Beef o Bradys. 

O chicken cone são pedaços de frango à milanesa servidos em um cone de waffle. Uma das características que o distingue do fried chicken é ser servido sem garfos ou facas, podendo ser consumido diretamente com as mãos. 

Chicken cone são pedaços de frango à milanesa servidos em um cone de waffle. 
Foto: Divulgação

Costelinha de barbecue. A carne da costela bovina é uma das mais macias e deliciosas. O barbecue (churrasco) surgiu no sul dos Estados Unidos e é a modalidade mais tradicional e antiga do churrasco americano. Foi criada pelos escravizados da região, que transformavam partes menos nobres da carne em verdadeiras delícias por meio do cozimento lento na fumaça de pinho e do uso dos molhos barbecue caseiros. Um prato que tem história.  

Filé parmegiana com molho e queijo gratinado. O nome do prato pode até ser italiano (de Parma, na Itália), mas a carne a milanesa, o molho vermelho e o queijo gratinado são uma invenção brasileira, apreciado no Brasil inteiro e que faz sucesso no Beef o Bradys. 

Ainda assim, se o cliente quiser comer um prato regional, pode pedir o curumin da região (costela de tambaqui grelhado, com farofa de banana, macaxeira frita, baião e vinagrete), ou o caboclo da terra (pirarucu grelhado, molho de cupuaçu, vinagrete, baião de dois e farofa de banana), entre outros com esses peixes nobres.     

“O receio de investir em plena pandemia e começar algo novo, é desafiador, mas investir é preciso. O sucesso não é mágico e não vem da noite para o dia. Minha intenção, com minhas lojas, é oferecer produtos de qualidade com preços módicos. Receita do sucesso? Muito esforço, planejamento, organização e respeito com seu público”, ensinou. 

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

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