O Exército Brasileiro em parceria com o governo do Estado vai implantar um modelo de produção agrícola para ser adotado nos batalhões de fronteiras do Amazonas. A informação foi dada pelo comandante da 12ª Região Militar, general Marco Aurélio, durante visita a 2ª Companhia de Suprimento, no quilômetro 54 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), onde há 20 dias foi iniciado o programa Sargento Agrário, criado para dar assistência técnica ao produtor rural do entorno das unidades militares no Estado.
“Queremos implantar aqui com o apoio do governo do Estado um projeto-piloto para levar o modelo aos batalhões de fronteiras e ensinar através dos nossos sargentos agrários a população das cercanias das nossas unidades a produzir dentro dos padrões legais”, disse o general.
O programa Sargento Agrário é constituído por 13 ex-alunos da Escola Agrotécnica Federal de Manaus que foram capacitados pelo Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário) –no final de 2008– para atuarem nas regiões de fronteiras ensinando adequadamente técnicas agrícolas à população rural com objetivo de produzir e suprir as tropas militares e a demanda da comunidade local.
Na visita ao local do projeto piloto, o general mostrou entusiasmo ao ver os primeiros pés de couve a serem cultivados com a técnica da plasticultura, uma tecnologia bastante utilizada no cultivo de hortaliças por meio da cobertura de plástico transparente que protege e garante o controle da intensidade de água e sol sem prejuízo para as culturas plantadas.
Acompanhado do presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), engenheiro Valdelino Cavalcante, do presidente do Idam, Edson Barcelos, da Sepa (Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura), Geraldo Bernardino, e do presidente da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas), Pedro Falabella, o general Marco Aurélio disse que a intenção do Exército é aproveitar a área para produzir piscicultura, oleicultura, avicultura, suinocultura, agricultura com destaque para a plantação de hortaliças já em andamento naquela unidade.
Parceria inicia projeto-piloto de agricultura no Amazonas
Em: 29 de janeiro de 2009
O Exército Brasileiro em parceria com o governo do Estado vai implantar um modelo de produção agrícola para ser adotado nos batalhões de fronteiras do Amazonas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026