Capes divulga balanço de 2008 e ressalta desafio de atuar na formação

Em: 8 de setembro de 2015
O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da educação), Jorge Guimarães, divulgou um balanço das ações da fundação em 2008
O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da educação), Jorge Guimarães, divulgou um balanço das ações da fundação em 2008

O presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da educação), Jorge Guimarães, divulgou um balanço das ações da fundação em 2008.
O dirigente destacou que “o ano passado foi marcado pela ampliação da missão da Capes, que assumiu também o desafio de atuar na formação e qualificação de docentes para a educação básica”.
Além das novas atribuições, a Capes deu continuidade às suas atividades relacionadas ao fomento e à pós-graduação.
“A agência passa a desenvolver uma missão muito mais ampla, operando dentro de uma visão sistêmica da Educação, atuando em todos os níveis, cobrindo a formação básica, a aprendizagem tecnológica, a pós-graduação e o pós-doutorado”, afirmou o texto.
De acordo com Jorge Guimarães, “o novo direcionamento da instituição inclui também um conjunto de ações inovadoras que visam a integrar a pesquisa realizada nas universidades com as demandas do setor produtivo”.
Leia a íntegra da mensagem do presidente da Capes, Jorge Guimarães:
“O ano de 2008 foi marcado pela ampliação da missão da Capes, que assumiu também o desafio de atuar na formação e qualificação de docentes para a educação básica, além de dar continuidade às atividades na pós-graduação. Assim, a agência passou, desde janeiro deste ano, a desenvolver uma missão muito mais ampla, operando dentro de uma visão sistêmica da Educação, atuando em todos os níveis, cobrindo a formação básica, a aprendizagem tecnológica, a pós-graduação e o pós-doutorado.
Esse novo direcionamento da instituição inclui também um conjunto de ações inovadoras que visam integrar a pesquisa realizada nas universidades com as necessidades da área produtiva das empresas. Nesse sentido, a Capes passou a ter participação atuante na implementação de linhas fomento que atendam às políticas estratégicas de governo voltadas para o projeto de modernização e inovação tecnológica do país.
Essa nova missão acarretou ainda em 2008 na adequação dos órgãos colegiados para incorporar representação desses novos segmentos que foram vinculados às atividades da Capes.
Assim sendo, não só o Conselho Superior teve sua composição modificada, como também houve a criação de um novo Conselho, o CTC-Educação Básica (Conselho Técnico-Científico da Educação Básica), para viabilizar a implementação de uma sistemática largamente utilizada pela Capes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar