19 de setembro de 2024

Lady Driver possui mais de 1.500 motoristas cadastradas em Manaus 

A poucos dias de celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, terça-feira, é impossível não evidenciar que o empreendedorismo feminino mudou a percepção de uma concepção limitada. Prova disso são os diversos nichos de atuação que têm no comando a figura feminina. Ao contrário do sexo frágil, elas vão à luta, são bem sucedidas, e mais que disputar cargos com salários competitivos equiparados aos homens, buscam ser donas do próprio negócio dando um maior sentido à palavra empreendedorismo.

Os números confirmam que as mulheres vem quebrando barreiras e provando que elas  podem ocupar o lugar onde quiserem. E quando o assunto é empreender, elas provam que estão atuantes e dominando vários nichos de mercado. Pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, aponta que no Brasil,  dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres.  O país é o sétimo com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Já entre os s (Microempreendedores Individuais) as mulheres representam 48% do total.

A jornalista e empreendedora Sônia Yara Rodrigues, é a prova de que as mudanças de sobrepor as diferenças sociais e quebrar o tabu machista de inferioridade tem motivado as mulheres e vem impondo um outro cenário. No ano passado, com o lema “Inspirado por mulheres para mulheres”, o aplicativo de mobilidade “Lady Driver“ foi lançado em Manaus. A plataforma, que tem Sônia como embaixadora no Amazonas, é de uso exclusivo do público feminino e visa dar a oportunidade às mulheres que possuem o perfil empreendedor, beneficiando ambos os lados. “A condutora, que ganha dinheiro com a atividade e as clientes que passam a ter um transporte de confiança”. 

De vendedora a criadora de projetos, ela conta que apostou no projeto “Lady Driver” em razão do viés social muito forte de trabalhar o empoderamento da mulher e a sua segurança. Além disso, ela enfatiza que a área de inovação e tecnologia é um mercado muito novo. “Eu apostei nesse nicho em julho do ano passado, mas é uma atividade encantadora, principalmente porque tem a responsabilidade de oferecer serviços terceirizados, extremamente básico e ao mesmo tempo de grande necessidade das mulheres na sociedade”. 

Sônia entende que ser dona do próprio negócio é uma aquisição admirável de bem-estar e realização de poder. “Adquirir os nossos resultados financeiros e podermos sair das nossas casas para fazer o que gosta é fundamental e ter sucesso é o limite de todas que estamos à frente de um negócio. É buscar diariamente essa receita e podermos manter os nossos negócios sempre de forma equilibrada que é algo muito difícil no Brasil”.

O que a inspirou entrar no segmento foi a CEO da Lady Driver, Gabriela Correa, que após passar por um assédio por meio de um app, entendeu que muitas mulheres passaram pelo mesmo constrangimento. Teve a ideia de criar o app especializado para o público feminino. 

O app, que começou operar em setembro do ano passado, possui  mais de 1.500 motoristas cadastradas em Manaus  e mais de 40 mil mulheres (clientes) que usam a plataforma. “Superou as nossas expectativas de planejamento. Daqui para frente a ideia é ter um app muito mais forte com a credibilidade de todas as mulheres de Manaus”, celebrou. 

A trajetória como empreendedora vai além de inspirar e motivar outras mulheres, é ajudar com que elas vençam o desafio de se especializarem, se conhecerem no que se propõe a fazer. “A mulher é extremamente forte e determinada naquilo que ela quer. A sua criatividade, sensibilidade e senso de responsabilidade tem destaque em inúmeros setores em que elas atuam”. 

Do medo ao próprio negócio

Hélid Rodrigues, administradora da empresa Na Direção Certa -aulas para mulheres habilitadas, destaca que estar a frente de um negócio é desafiador e gratificante ao mesmo tempo, porque é um serviço que realmente muda a vida de muitas mulheres todos os dias.

O medo de dirigir abriu portas para empreender. “Tirei minha CNH em 2007, mas aprendi apenas a passar na prova. Depois de habilitada procurei aqui em Manaus uma empresa que oferecesse o treinamento para quem desejasse encarar o trânsito sem receio. Nesse momento descobri que em Manaus não existia nenhuma empresa especializada nesse tipo de serviço e que fosse exclusivo para motoristas habilitados. Diante disso, eu e meu sócio vimos a oportunidade de empreender em um nicho que ainda não tinha sido explorado na cidade e vislumbramos um futuro onde poderíamos mostrar a outras mulheres que elas eram mais fortes do que acreditavam”, contou. 

A empresa atua desde de 2009 e conforme ela, no ano seguinte fundou na própria empresa o treinamento para superar o medo e hoje dirige para qualquer lugar, além de ajudar outras mulheres a superarem as mesmas dificuldades que eu tive porque dirigir transforma. “Quando fazemos o que amamos, sempre buscamos melhorias e a manutenção da qualidade. Por tudo isso, o nosso propósito é “impulsionar a independência e transformar a vida de cada uma”.

De acordo com Hélid, um dos diferenciais da empresa  é o atendimento humanizado, pois entende que cada pessoa é diferente uma da outra e cada um possui necessidades e dificuldades específicas. “Partimos do princípio que devemos levar em consideração a individualidade e características de cada motorista para poder suprir aquilo que eles buscam. Por isso nosso método é tão eficaz”. 

“Além disso, temos como foco a qualidade e atendimento diferenciados para que o dinheiro investido por cada cliente realmente valha a pena e eles saiam altamente satisfeitos.

Fazemos pesquisas com todos os nossos alunos e o índice de satisfação alcançado em 2021 foi de 100%”, comemorou ela. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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