Empresários, empreendedores e profissionais do setor da beleza estão em contagem regressiva. Faltam duas semanas para o maior evento do ramo do País e da América Latina. A Feira Internacional da Beleza, Cabelos e Estética, mais conhecida como Hair Brasil, será realizada pela oitava vez, no período de 28 a 31 de março no Expo Center Norte, na capital paulista.
Centenas de donos de salões de beleza, clínicas de estética, cabelereiros, manicures, pedicuros, maquiadores, representantes e distribuidores de produtos e insumos, entre outros profissionais, são aguardados no evento. No ano passado, a Hair Brasil recebeu 75 mil pessoas de todas as regiões brasileiras e do exterior.
Este ano, mais de 500 marcas de produtos para cabelos, estética, equipamentos e serviços estarão presentes na Hair Brasil. Além da feira, a programação é composta por workshops, megashow e congressos sobre novidades, tendências e temas que interessam ao setor. Os ingressos podem ser comprados no local. Os preços variam entre R$ 45 (um dia de feira) e R$ 90 (quatro dias de feira).
Incentivo ao segmento
O Sebrae vai participar do evento como realizador do 2º Seminário para Micro e Pequenos Empreendedores do Setor de Beleza pelo segundo ano consecutivo. O seminário vai ocorrer no primeiro dia da feira (28) e a entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo site: www.hairbrasil.com.
“Estamos muito satisfeitos em contar novamente com a parceria do Sebrae para dar continuidade ao projeto, que visa criar novas oportunidades para os profissionais do setor e dar sustentação empresarial aos pequenos negócios já existentes”, afirmou o diretor geral da Hair Brasil, Jeferson Santos. O seminário realizado no ano passado foi um grande sucesso e reuniu mais de 400 empresários, empreendedores e profissionais do setor, segundo ele.
Foco na profissionalização
Este ano, o seminário vai abordar os seguintes temas: gestão; atendimento ao cliente; marketing; associativismo; legislação trabalhista e contratação de mão-de-obra; gestão de pessoas; formação de preços, entre outros.
“O setor da beleza vem crescendo rapidamente no país e seu público está a cada dia mais exigente e consciente de suas necessidades. Por este motivo, a profissionalização do setor é importante”, explicou a coordenadora nacional da carteira de projetos de serviços do Sebrae Nacional, Karen Sitta.
A instituição vem apoiando empresários, empreendedores e profissionais do trade da beleza por meio de projetos e do Programa Empreender, que organiza as empresas em núcleos setoriais, em que são debatidos problemas e soluções.
“Acreditamos que, trabalhando de forma conjunta, as empresas do setor se tornam mais fortalecidas, mais competitivas e muito mais preparadas para enfrentar a concorrência”, ressaltou a coordenadora. Atualmente o Sebrae apóia 11 projetos voltados ao setor da beleza nos Estados do AC, AM, AP, BA, PA, PB, SE e TO.
Empreendedores seguem rumo ao encontro
O Sebrae está apoiando quatro caravanas de empresários, empreendedores e profissionais da beleza, que irão ao Hair Brasil 2009. Elas partirão dos Estados de Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e do Distrito Federal rumo a São Paulo de ônibus.
A caravana do Tocantins, que será integrada por 80 pessoas, sendo 90% de mulheres, vai sair de Gurupi e Araguaína no dia 26. A chegada na capital paulista está prevista para o dia 27, à noite. Serão 24 horas de viagem. Donas de salão, esteticistas e distribuidores de produtos compõem o grupo.
Esta será a primeira visita de empresários e empreendedores do setor da beleza de Gurupi à Hair Brasil. A grande expectativa do grupo é em relação às tendências da moda para os cabelos, de acordo com Maria Natividade Barbosa, gestora do projeto Negócios da Beleza em Gurupi da unidade do Sebrae na cidade.
“A tendência das cores atinge os cabelos, assim como os sapatos, roupas, bijuterias e cosméticos”, citou Natividade como exemplo. “ As cores trazem à tona as estações. Cabelereiros, manicures e maquiadores têm que estar antenados, inclusive com os novos produtos e técnicas”, complementou.
Segundo a gestora, uma tendência a ser confirmada na Hair Brasil será o fim da ‘ditadura dos cabelos lisos’. Haverá produtos e técnicas para deixar os cabelos cacheados e ondulados naturais mais sedosos e brilhantes, segundo ela.
Do Distrito Federal, a caravana contará com 44 empresários e profissionais de salões de beleza. De Mato Grosso do Sul, sairão dois ônibus com 80 pessoas rumo à Hair Brasil. Um partirá de Campo Grande e outro, de Dourados. A caravana de Sergipe será composta por 53 profissionais da região metropolitana de Aracaju, das quais 90% são mulheres. (Agência Sebrae de Notícias)







