24 de novembro de 2024

Pedala Tour pelas ruas de Manaus

Manaus vai parar no domingo, 6 de novembro, ao menos as ruas por onde vai passar a primeira edição do Pedala Tour Manaus, e as inscrições já estão abertas, apenas para os primeiros 1.500 interessados, através do site www.pedalatour.com.br

“O Pedala Tour vai percorrer um trajeto de dez quilômetros iniciando na praia da Ponta Negra e seguindo pela av. Coronel Teixeira, depois av. do Turismo até o cemitério Parque de Manaus (cemitério N. Sra. Aparecida) de onde retornará pela av. do Turismo, av. Coronel Teixeira, encerrando na Ponta Negra”, falou Bruno Wellington, organizador do evento.

O Pedala Tour é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esportes do governo federal, e da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura. Tem o patrocínio do ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen), braço social do Grupo Tigre, e o apoio da Prefeitura de Manaus.

“O Pedala Tour será um evento aberto para toda a família. Crianças, a partir de oito anos, podem ser inscritas, e qualquer ciclista pode participar. As inscrições são gratuitas e serão sorteadas duas bicicletas no local. Os 1.500 inscritos ganharão kit com camiseta, boné, sacochila, squeeze e um livreto sobre educação no trânsito”, avisou.

Os participantes da bicicleata terão de acordar cedo. A concentração será às 6h, na Ponta Negra, mas na praia haverá frutas, água e isotônicos à disposição.

“No local será montada a Arena Pedala, onde serão entregues os kits, e especialistas irão prestar serviços de saúde como aferição de pressão e glicemia (glicose), orientação para treinos, avaliação corporal e bioimpedância. O espaço também contará com posto médico e ambulância de plantão para emergências”, adiantou Bruno.

Primeira do Norte 

Antes do início das pedaladas, às 7h15, haverá uma aula coletiva de alongamento. Quem estiver com a musculatura tensionada receberá o apoio dos profissionais de massoterapia, que estarão a postos para a realização de quick massage (massagem de curta duração).

“O objetivo é ativar a circulação e preparar os participantes para o passeio. Queremos que todos os 1.500 ciclistas estejam em perfeitas condições para desfrutar da melhor maneira possível de todos os dez quilômetros do circuito”, afirmou.

Também na Arena Pedala uma bicicletaria prestará, gratuitamente, serviços de manutenção de emergência em quem tiver algum problema mecânico de última hora em sua bike. A largada está prevista para às 7h30.

Para abrir caminho e animar o passeio, durante todo o trajeto um trio elétrico norteará os ciclistas. Garantindo a segurança, à medida que o Pedala Tour se aproximar de um cruzamento, motociclistas da PM fecharão a via para que os participantes sigam em segurança. Além destes procedimentos, uma equipe de ciclistas guias acompanhará o grupo para evitar qualquer transtorno.   

Desde o início do ano, o Pedala Tour 2022 já foi realizado nas cidades de Joinville/SC, e em Salto, Rio Claro, Sorocaba e Amparo, todas estas em São Paulo. Manaus é a primeira cidade do Norte, e uma das primeiras do país. O Pedala Tour já mobilizou, até agora, aproximadamente 8,5 mil ciclistas. O evento continua até o final do ano. As próximas cidades previstas são Belém e Rio de Janeiro.

“O objetivo é que o Pedala Tour se torne um evento anual, acontecendo em todo o país e, com certeza, pretendemos retornar a Manaus no próximo ano”, disse Bruno.

Várias metas

Entre as metas do Pedala Tour, um dos maiores passeios ciclísticos do país, estão incentivar a prática de exercícios físicos, a adoção de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida, promover a saúde e a sustentabilidade.

“Além de conscientizar a população quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável, que não gera poluição e ainda faz bem para a saúde”, completou.

As inscrições seguem até quinta-feira (3 de novembro) ou até totalizar os 1.500 inscritos. E quem não tem bike, não precisa se preocupar. A ‘Loja e Oficina Pedalando com Você Ponta Negra’ firmou parceria com a organização do evento e irá disponibilizar bicicletas para locação. Os interessados podem fazer a reserva antecipada pelo número (92) 9 9242-3282 ou alugar no local. As bicicletas disponíveis serão bikes de passeio, sem marcha, e suportam até 150 kg. O valor será de R$ 20, por hora.

A organização do Pedala Tour disponibiliza seu Face: Pedala Tour, e Instagram: @pedalatour.com.br para que sejam tiradas dúvidas e se obtenham mais informações. 

O evento será um bom momento para deixar claro que a cidade de Manaus possui pouquíssimas ciclovias, apesar da boa quantidade de ciclistas, e grupos de ciclistas, que utilizam as vias, diariamente, seja para ir ao trabalho, ou para lazer, em finais de semana. Segundo Paulo Aguiar, coordenador do grupo Pedala Manaus, até 2020 a cidade contava com menos de 1% da infraestrutura viária voltada para a bicicleta, ainda assim com uma malha desconexa e sem funcionalidade.

Por Evaldo Ferreira: @evaldo.am 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar