O planejamento, o controle e a integração das atividades de empresas do setor florestal dependem cada vez mais do conhecimento aprofundado dos processos da cadeia de produção e negócio. Ciente dessa realidade, a Cenibra (Celulose Nipo Brasileira)se uniu às consultorias Firsteam e Inflor na realização de projeto que mapeou e alinhou os processos inerentes à sua atividade de gestão florestal, com o intuito de que o conhecimento gerado se convertesse em um ativo indispensável para a implementação aderente do sistema integrado SAP que irá gerenciar seus negócios.
A iniciativa de desenvolver seu próprio Sistema Integrado de Gestão Florestal permitirá à empresa processar, monitorar, controlar e compartilhar informações geradas pelos diversos departamentos envolvidos.
No caso da Cenibra, o projeto de mapeamento de processos se fundamentou na interação com os usuários chave das áreas de silvicultura, viveiro, colheita, logística, fomento, controle e finanças, entre outras.
Por meio de reuniões e entrevistas, Firsteam e Inflor identificaram 13 macro-processos de gestão florestal e 83 fluxos de processos em toda a cadeia da base florestal da Cenibra. A partir do conhecimento do negócio da companhia, as duas consultorias foram capazes de desenhar uma solução de gestão florestal e recomendar os componentes do sistema integrado SAP que suportarão os processos de gestão da empresa.
“Com o conhecimento e a visibilidade dos processos, a Cenibra conseguirá absorver da melhor forma as capacidades e os benefícios do ERP da SAP, uma vez que toda a operação da empresa, fim a fim, será gerida pelo mesmo sistema, integrando a gestão florestal ao sistema corporativo”, disse o diretor de Business Process Management da Firsteam, Roberto Pereira.
Por conta dessa parceria, a Cenibra dispõe, hoje, de documentação dos processos, que irá acelerar a implantação da plataforma SAP na sua cadeia de gestão florestal. Esta documentação vai contribuir para diminuir os riscos de não aderência ao sistema SAP que será implementado.
“Uma vez implantada esta base sólida de informações, conseguiremos controlar e monitorar as atividades florestais com maior propriedade. Teremos mecanismos de intervenção operacional e gerencial para correção de desvios e percepção dos reflexos em toda a cadeia produtiva, evitando desperdícios de recursos e custos indevidos”, enfatizou o coordenador de Planejamento Florestal, Cláudio Pontes.
“Vencida esta etapa, estamos preparados para a construção do sistema que contemplará a parametrização no SAP conforme o mapeamento realizado, integrando o negócio florestal aos sistemas corporativos da Cenibra”, afirmou a analista de sistemas da empresa e responsável pela condução do desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Florestal, Anamaria Ferreira de Oliveira.
“O comprometimento de todos os profissionais foi fundamental para o sucesso deste projeto. Este esforço, com toda a certeza, garantirá a competitividade da empresa no mercado, equiparando-a a grandes empresas do mundo do setor florestal”, concluiu o diretor executivo da Inflor, Enivanis de Abreu Vilela Junior.
Cenibra faz mapeamento de gestão florestal
Em: 19 de junho de 2009
iniciativa de desenvolver seu próprio Sistema Integrado de Gestão Florestal permitirá à empresa processar, monitorar, controlar e compartilhar informações geradas pelos diversos departamentos envolvidos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026