Promovido pela Amase (Associação Amazonense de Supermercados) a primeira edição da Convenção Amase 2022 –Convenção de Negócios para Supermercados e Distribuidores, teve como objetivo central reconhecer os melhores fornecedores dentro de 16 categorias entre produtos e serviços e apresentar principais players do setor. O evento contou com a participação de empresários do segmento que estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de novembro no Centro de Convenções Studio 5.
O vice-presidente da associação, Ralph Assayag, reforçou que a participação dos empresários e de todos aqueles que gostariam de comprar de um fornecedor, mas não tinham como ter acesso, puderam fazer novos negócios. “Apresentamos aos representantes do setor supermercadista a importância de núcleos de trabalhos no impacto positivo da compra de produtos em grande volume. Foi um saldo positivo de reconhecimento de novos negócios. É um evento que todas as capitais a cada três anos tem a oportunidade de organizar. Isso é uma integração, uma união. Empresas podem negociar novos produtos. Esperamos que esse resultado possa ter trazido bons frutos para muitos pequenos supermercadistas”, destacou ele.
Para o presidente da Amase, Bruno Braga, a primeira edição do evento é uma Convenção de lançamento de algo maior que virá em 2023. “Nesta edição comemoramos os 35 anos da Amase, premiamos os fornecedores de produtos e serviços destaques do ano, trouxemos novidades tecnológicas do setor, no Supermercado Experience que montamos dentro do centro de convenções, para que o comerciante na região Norte pudesse ter a mesma experiência das grandes feiras que são realizadas em São Paulo e também demonstrar para a sociedade o quanto o setor supermercadista investe em tecnologia, segurança alimentar, meio ambiente, tudo em favor dos nossos consumidores”, detalhou.
De acordo com Braga, a ideia é que em 2023 a Super Expo Amazônia, que será em formato de feira, trará muitas oportunidades, turismo de negócios, geração de empregos e renda no período do evento que terá maior duração, tal como acontece em outras regiões do país.
Nesta primeira edição, o evento contou com uma estrutura de um supermercado real, com tudo que há de inovador e moderno no segmento, além de áreas de stands, exposição e tecnologia e networking.
Negócios
Frente a isso a Prosegur Cash, empresa líder em logística de valores no Brasil participou do evento com um mix de soluções inovadoras para o setor em um formato que simula um supermercado real, além de levar uma de suas carretas dedicadas para transporte de cargas de alto valor agregado.
Para a empresa os dias foram de experiência totalmente imersiva aos que visitaram o ambiente da Prosegur Cash no evento. Começando pelo Cash Today, um cofre inteligente que reconhece em tempo real possíveis notas falsas, emite o recibo do saldo atualizado, oferece interação com portal exclusivo para consultas 24 horas por dia, além do serviço de crédito na conta corrente no mesmo dia do cliente, de acordo com a modalidade contratada. O cofre possui blindagem reforçada com cobertura securitária contra roubo ou furto, e fabricação de acordo com as normas internacionais de segurança da Prosegur. São quatro modelos disponíveis para atender aos supermercadistas de todos os portes: Smart, Plus, Mini e Micro.
A empresa apresentou ainda seu serviço personalizado de Correspondente Autorizado, uma solução que engloba em um só lugar o recebimento de contas de concessionárias e cobranças via boleto bancário, além do pagamento de recarga de celular, saques e depósitos em conta corrente do banco correspondente. O benefício de resolver diversas pendências em um só lugar, contribui para o aumento no fluxo de consumidores na loja, amplia a oportunidade de venda e colabora para a circulação da economia da região local, especialmente em locais carentes de agências bancárias.
Para ajudar o varejista a fazer a gestão de todas as transações e vendas realizadas, seja por meio de pagamentos eletrônicos (cartões de débito e crédito), vouchers e, inclusive, dinheiro, a Prosegur Cash oferece o Conciliação Segura, solução que permite reunir todas as informações sobre as transações efetuadas -antes dispersas em diferentes plataformas – com uma fácil visualização para o cliente contratante via website ou aplicativo da Prosegur. Na Convenção da Amase, a empresa mostrou o quanto o recurso facilita a conferência entre o que foi vendido e o que foi recebido na loja.
Conheça
CataMoeda Prosegur, uma solução criada para resolver um problema frequente do comércio nos últimos anos. O equipamento permite que qualquer pessoa que tenha moedas guardadas em casa possa depositá-las e trocá-las por cupom de descontos ou cédulas no próprio local. A tecnologia também pode ser integrada ao sistema de gerenciamento da loja e facilita o processo de contagem e separação de moedas recebidas ao longo do dia. O comerciante resolve o problema de troco do seu estabelecimento, pois ele mesmo tem acesso à máquina para retirada das moedas e utilização na loja de forma imediata.
Smart Cart
Pagar diretamente no carrinho, sem fila no caixa com total autonomia de compra já é possível em Manaus. O primeiro Smart Cart do Brasil e da América Latina identifica, soma e recebe o pagamento das compras é desenvolvido pela Nextop ele foi apresentado no evento.
O Carrinho Inteligente da Nextop esteve exposto no Supermercado Experience, um supermercado real criado dentro do evento para demonstrar a usabilidade e benefícios dessa tecnologia e inovação para o varejo.
Conforme a empresa, com muita tecnologia embarcada, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop, que chegou primeiro para os clientes do Grupo Enxuto, em Campinas (SP,) é equipado com uma tela touch-screen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra e fazer o check out e pagamento no final. O carrinho ainda conta com 5 câmeras e com a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho, garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa.
Por Andreia Leite