24 de novembro de 2024

Manaus na rota da Feira de Franquias 2023

Manaus está na rota da Feira de Franquias 2023, a FranchiseB2B.  A feira, que tem o objetivo de expandir os negócios por todas as regiões do País, permite aos interessados terem contato exclusivo com as redes de franquias nas quais gostariam de investir. Com formato inovador, a feira assume o pioneirismo ao levar o franchising para cidades menores do Brasil. Ao todo, são 32 edições programadas para o próximo ano, começando por Belo Horizonte, no dia 7 de fevereiro; e encerrando em Salvador, em 14 de dezembro. Em Manaus, o evento está previsto para acontecer no dia 25 de maio de 2023. 

O calendário, que conta com as principais capitais dos estados, trouxe outras cidades para o roteiro, baseado no ICE (Índice de Cidades Empreendedoras 2022), garantindo assim maior assertividade para as marcas expositoras e mais conforto para quem deseja investir em uma franquia fora das grandes cidades.

A rota de empreendedorismo traçada pela FranchiseB2B em 2022 mostra o sucesso do formato e o crescimento do setor de franquias no Brasil. Com 16 edições realizadas foram mais de 20 mil reuniões exclusivas, mais de 500 negócios fechados e um total de R$ 4 milhões em vendas de unidades, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. 

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento esperado pelo setor em 2022 é de 9%. A Pesquisa Trimestral de Desempenho apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no primeiro trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39, 881 bilhões para R$ 43, 380 bilhões. 

O anúncio de Manaus entre as cidades para a edição do evento em 2023, reforça que a capital tem acompanhado o cenário de expansão no mercado de franquias e tem obtido um desempenho consistente bem como em todo o Brasil.

Para Candido Espinheira, diretor regional da ABF no Norte e Nordeste, assim como no cenário nacional, o mercado de franquias no Norte faturou R$ 2,82 bilhões no 3º trimestre, um aumento de 13,8 % em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento da região representa 5% do faturamento do País. O Amazonas mostra também uma retomada da expansão de marcas e a chegada de novos cases. 

“A situação econômica da região Norte demonstra um cenário favorável para o setor de franquias. Além disso, o número de operações de franquia na região cresceu 22% no período, chegando a, aproximadamente, 9.422 mil operações. Os segmentos de saúde, beleza e bem-estar respondem pelo maior faturamento da região, com 25% do mercado”, destacou ele.

Em relação a operação, o segmento de serviços e outros Negócios são os que mais atuam na região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Norte.

“Com um modelo de negócio, produto ou serviço formatado e testado, o franchising é uma ótima opção para quem deseja empreender, ainda mais se for o primeiro negócio. Por esses números positivos, podemos destacar a importância do Franchising na empregabilidade local. O setor empregou somente no 3º trimestre mais de 79 mil pessoas, isso corresponde a um crescimento de 28,7% em empregos formais”, ressaltou. 

Ele reforçou ainda que o Amazonas tem demonstrado potencial quando o assunto é franquias ele explica se tratar de um mercado promissor sob duas óticas. “Muitas redes conhecidas não estão no Estado ou têm presença tímida, o que pode trazer mais investimentos nos próximos anos a medidas que outras regiões fiquem mais saturadas. Mesmo em shopping centers, onde esta presença é maior, ainda existem oportunidades. Inclusive, creio que o Amazonas possa se consolidar como uma porta de entrada para outros estados da região Norte. Além disso, temos marcas locais que, potencialmente, poderão acessar o mercado nacional via o sistema de franchising”, complementou. 

Saiba 

O evento reúne diversas marcas e grandes nomes do franchising brasileiro para palestrar sobre o tema e tirar dúvidas sobre como funciona o investimento em uma unidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.franchiseb2b.com.br

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar