O mundo inteiro vem se empenhando e se desenvolvendo em cima de inovações, sejam elas de produtos, serviços e mesmo de clientes. Hoje, o processo de inovações faz parte de empresas públicas e privadas, que despontam como prioridade ao mundo existente inovador, através de mercados interligados e globalizados economicamente, de forma cada vez mais padronizada, célere e competitiva. Em vista disso, desponta rapidamente a economia digital e a governança no ecossistema de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em Manaus, para criar um setor organizado e forte.
Dessa forma, hoje, atuando sem fins lucrativos, a APDM (Associação do Polo Digital de Manaus) se encontra inserida em meio aos diversos atores da região, trabalhando no desenvolvimento de iniciativas inovadoras, sejam elas tangíveis (que se pode tocar e ver) ou intangíveis (algo que não é muito visível), mas que apresentam resultados em prol do bem comum da sociedade amazonense e como um todo.
Segundo informações do diretor-executivo da APDM, Murilo Monteiro, o real objetivo da visão da APDM é tornar o Polo Digital de Manaus uma referência como matriz econômica da tecnologia digital. “Meta é destacar o segmento de negócios digitais local como o segundo maior vetor econômico do Estado do Amazonas”, afirmou.
Com o objetivo altamente estudado e desenhado até 2025, por exemplo, a Instituição visa aumentar o faturamento do Polo Digital de Manaus, elevando assim, sua relevância regional. Outro foco ousado é o de apoiar a melhoria da infraestrutura de Tecnologia da Informação no Amazonas, com a finalidade de garantir melhores bases para o surgimento, desenvolvimento e ampliação das empresas do segmento que comumente contribuem para avanços socioeconômicos e na geração de emprego e renda.
Empregabilidade e renda
Referente a Empregabilidade, a APDM busca apoiar projetos e com isso aumentar a disponibilidade de TIC capacitados para atender as solicitações e reais necessidades do Polo Digital da capital, assim como o nacional.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da APDM, Vânia Thaumaturgo, “há plenas condições de melhor qualificarmos os profissionais dessa área de forma a permitir que os postos de trabalhos da região e do país sejam ocupados por pessoas adequadas e preparadas e capacitadas para enfrentar os desafios do mercado atual”, disse.
Foco ao empreendedorismo e as startups
Promover o apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo, além de fortalecer nascentes existentes (startups) e criar novas empresas do mesmo segmento é um dos objetivos da Associação do Polo Digital de Manaus, que busca ainda, ser reconhecida como facilitadora da conexão entre o ecossistema e os sistemas públicos e privados.
Nesse sentido, para alcançar tais medidas que deverão impactar medidas empreendedoras, a Associação do Polo Digital local, tem buscado uma oportunidade de ocupar assentos representativos em órgãos estratégicos para o Polo Digital; o que, prioritariamente, contribuirá para definir indicadores e planos que coloque este segmento entre os cinco maiores polos digitais do Brasil.
Por Lia Mônica