24 de novembro de 2024

Manaus recebe a 5ª edição da ‘Semana do Quadrinho Nacional’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebe mais uma edição da “Semana do Quadrinho Nacional”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, e 4 e 5 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na área central da cidade.

“Estamos na expectativa para esse grande movimento que incentiva a leitura dos nossos jovens, por outro lado, também enaltecemos nossos artistas que têm o dom de ensinar por meio de obras literárias”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O objetivo da ação é fomentar a leitura no público jovem com faixa etária de 14 a 25 anos, bem como abrir espaço para artistas locais e trazer profissionais do mercado editorial brasileiro para Manaus. Para o coordenador do evento, Evaldo Vasconcelos, a Semana do Quadrinho Nacional trabalha a transversalidade da cultura literária para a nova geração.

“Existe no Brasil um circuito de eventos de quadrinhos, a maioria feitos por prefeituras. Os maiores são o Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, e são nesses eventos que artistas do Brasil inteiro vão para fazer networking, apresentar trabalho para editoras, fechar contratos. Então trabalhamos o incentivo tanto do leitor quanto do artista”, completou.

O evento celebra artistas brasileiros, obras e é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro. Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming disponível para Web, iOS e Android.

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley, uma feira de quadrinhos autorais que, este ano, receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam, também, participar em Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante que ministrará a palestra: “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”. A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e coautora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e Festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

A seleção dos artistas convidados sempre teve a preocupação de ser mais que uma vitrine para os artistas nacionais, mas também proporcionar troca de informações com convidados que tragam conhecimento para os artistas locais e deem visibilidade no mercado editorial brasileiro para o que é produzido no Amazonas.

Mantendo essa proposta, o evento trará este ano, além de artistas de quadrinhos, também dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas do evento. Outra novidade deste ano será a realização da primeira edição do Concurso Joaquim Melo, uma seleção para artistas da região Norte.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar