23 de novembro de 2024

Líderes em equilíbrio vida pessoal e profissional

Tenho me deparado com tantas pessoas em busca de gerar resultados, ter sucesso, conseguir a alta performance profissional, mas frustradas com o que “precisam abrir mão” para conseguirem uma carreira de destaque e foi por isto que resolvi falar sobre este tema esta semana.

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para a realização com a vida. Não apenas um ambiente motivador e estruturado, é importante equilibrar a vida pessoal e ganhar uma vida de mais significado e não apenas de alvo único.

Certamente o trabalho exerce um papel muito importante ao impulsionar os resultados financeiros que mobiliza maior liberdade de escolhas no que ser possível fazer. No entanto, o pilar profissional é apenas um em todas as áreas da vida. É importante considerar pilar conjugal, familiar, social, emocional, físico, filhos, servir, espiritual, amigos e outros para não canalizar todas forças apenas para profissional e financeiro.  

A concepção de equilíbrio pode se diferente para cada pessoas, mas pelo menos 4 pilares precisam ser considerados, como: saúde, família, espiritualidade e relacionamentos. Ou seja, tem alimentado a sua fé, a saúde está boa, você separa momentos para ficar com a família e os relacionamentos pessoais e profissionais estão em perfeita sintonia?

Parece óbvio, mas fique atento às razões pelas quais vale a pena direcionar sua atenção para o todo e não somente para os aspectos profissionais da sua vida, como sentir-se sobrecarregado e oprimido, querer passar mais tempo de qualidade com a família e não ter conseguido, negligenciar amigos e faltar tantos compromissos sociais por conta do trabalho sempre, trabalhar de casa à noite, finais de semanas e horas a fio, não ter tempo ou energia para práticas ligadas à sua vida espiritual.

Esses são sinais de que pode gerar mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com isto, não afundar em consequências de problemas de saúde, distanciamento dos seus amigos, queda de produtividade, divorcio, ansiedade, stress, depressão e tantos outros problemas mentais, emocionais, físicos e outros.

Não existe um manual pronto que resolva todos os problemas e concretize a vontade individual em ter equilíbrio de vida, mas posso listar estratégias que ajudarão a entender o que tem faltado na sua rotina e de forma disciplina se empenhe em incluir.

Pense em cuidados com sua saúde (exercício físico, alimentação, sono e água), estabeleça momentos de descanso, descontração e lazer, preencha seu tempo livre com atos significantes e não somente jogue-se no sofá em frente a TV, fique longe de pessoas negativas e pessimistas que só afundam você no lado ruim do cenário, aproveite a própria companhia para fazer o que gosta, reserve tempo para suas relações pessoais, conheça lugares diferentes alimentando sua mente de novidade, estimule a capacidade de aprendizado, saiba quando se desconectar.

Com esta lista e outras ações com você e com quem você ama, pode distribuir atividades práticas na sua semana, quinzena e mês, de forma que não fique nenhum pilar sem atenção durante 30 dias. Não sobrecarregue demais, estabeleça pequenos compromissos que realmente possa cumprir e aos poucos vá aumentando a grade até que perceba um maior equilíbrio.

Tenho certeza que você vai se surpreender com que será capaz de conquistar ainda mais no trabalho depois de uma mente mais leve, uma emoção mais estabilizada e uma maior saúde física.

E se líder, verifique se a forma como tem gerido suas pessoas e seu processos estão gerando uma vida mais equilibrada ou tem aumentado a carga diária que poderia ser perfeitamente melhor administrada. Neste sentido:

1 – Faça uma análise do seu tempo: 

  • Descubra como gerenciar e distribuir suas horas de trabalho para entender como equilibrar suas obrigações profissionais e com seus interesses pessoais.
  • Use ferramentas que ajudam a monitorar o seu tempo, como aplicativos de gestão, concentração e foco.
  • Organize sua agenda, planejando sua rotina para disciplina de ações e redução de desperdício de tempo.
  • Identifique seus desperdiçadores de tempo profissional para eliminar o que tem atrapalhado sua melhor execução.

2 – Aposte em método de produtividade:

  • Deixe a procrastinação de lado e realize mais em menos tempo. Pequenas tarefas adiadas todo dia geram um acumulo final, fazendo com que retorne muitas vezes ao mesmo ponto.
  • Avalie constantemente suas prioridades. Muitas vezes a falta de atenção ao que tem feito tira de você horas preciosas que poderia usar em outras áreas da vida e não somente no trabalho.

3 – Delegue:

  • Centralizar as tarefas, além de não ser exemplo como liderança, inviabilizam você de usar esta energia e estas horas com sua família, seus amigos, na academia e outros.
  • Não somente sobre seus liderados, mapeie pessoas que podem ajudar você agendado uma noite romântica com seu (sua) parceiro (a), encontre uma atividade divertida com seu filho, organize um momento com os amigos e tantas outras ações para este equilíbrio.

Por mais produtividade, por resultados incrível, por uma vida de mais significado para mim e para você.

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470

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