18 de outubro de 2024

É grande a procura pelas tabelas divulgadas pela SEAPAF/SEPROR

O governo estadual, por meio do Sistema SEPROR, acertou em cheio ao disponibilizar em seu endereço eletrônico três tabelas com informações de extrema importância ao produtor rural e todos os envolvidos com o agronegócio familiar e empresarial do Amazonas. É o que tenho sempre dito, e volto a repetir, sobre a importância de ter gestores técnicos no comando do Sistema SEPROR, como já vem sendo assim por vários anos na EMBRAPA. A influência política existe e sempre vai existir, mas ela deve ter, no mínimo, parâmetros obrigatórios a ser seguidos. Ainda sonho em ver as unidades locais do IDAM ter esse critério técnico, não somente político. Agindo assim é bom para o Estado, para a soberania e segurança alimentar e nutricional do amazonense. As tabelas estão disponíveis no meu blog Thomaz Rural e no site da SEPROR. Já tiveram mais de 500 acessos essas informações idealizadas e construídas na SEAPAF/SEPROR.

Abaixo, divulgo, na íntegra, matéria da assessoria de comunicação do governo detalhando essas tabelas, essas informações que tanto despertaram interesse do setor primário do Amazonas.

“…A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), divulgou a primeira tabela de ‘Cotação de Preços de Compra e Venda de Produtos Agropecuários e Florestais’ de 2023.

Nesta tabela inicial consta a compra de materiais e equipamentos, serraria portátil, mudas florestais, produtos florestais não madeireiros, produtos processados, agroindústria (equipamentos), materiais e fertilizantes. Em outra tabela, consta venda de hortaliças, frutas, tubérculos, grãos, farináceos, citrus, ovos, frango, carne, laticínios e pescado.

Para o titular da Seapaf, Airton Schneider, “o objetivo da pesquisa é manter os produtores rurais informados sobre os preços praticados no mercado e orientar sua tomada de decisão, usando como parâmetro os preços mínimos, médios e máximos de cada produto, colaborando assim para os investimentos desejados.”

O levantamento, que será publicado mensalmente, foi realizado pelos técnicos Hélio da Silva Araujo, Neper Ferreira e pelo Balcão de Agronegócios da SEPROR, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e pode ser acessado no site da Sepror por meio do link http://www.sepror.am.gov.br/edital/

Meu partido é, e sempre será o AMAZONAS!

31.01.2023

Thomaz Antonio Perez da Silva Meirelles, servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected]

Thomaz Meirelles

Servidor público federal aposentado, administrador, especialização na gestão da informação ao agronegócio. E-mail: [email protected]

Veja também

Pesquisar