18 de outubro de 2024

Bagé, a rainha da Fronteira

Bagé, no Rio Grande do Sul e também chamada de a Rainha da Fronteira, é uma das 176 cidades históricas reconhecidas no Brasil. Por isso mesmo, tem muita história para contar em suas ruas, monumentos e casarões, cuja maioria ainda se encontra de posse dos descendentes das famílias ricas que participaram da fundação da cidade. Boa parte dessa história está concentrada em torno da Praça da Matriz. Mas muitos deles estão espalhados pela periferia do município e pela zona rural.

A cidade é farta em opções de turismo. Na região podem ser encontradas boas dicas de enoturismo, pois é uma das produtoras de vinho com categoria relevante no cenário nacional. E claro, onde tem vinho, tem comida. A gastronomia é outro ponto forte, principalmente no que se refere ao famoso churrasco típico dos pampas. E tudo degustado ao som de gaita e violão.

Depois da comilança, nada melhor do que uma caminhada pelo centro, onde é possível apreciar o Bagé Histórico e a Arte Cemiterial. Sim, porque basta percorrer os mausoléus do cemitério municipal de Bagé para conhecer quase toda a história da cidade. É onde estão enterrados os heróis e todos aqueles deixaram um legado escrito nas lápides expostas nos corredores.

O Cemitério Municipal de Bagé é reconhecido por sua arte cemiterial da mesma forma como acontece no Recoleta de Buenos Aires. Havia o conceito de construir as moradias em vida para a morte, tornando o mausoléu um local pomposo para se descansar na eternidade.

No centro histórico, o Palacete Pedro Osório se destaca. Construído por um médico europeu no início do século XX, virou o colégio, foi reformado em 2008 e agora é a sede da Secretaria da Cultura do município. Era onde aconteciam as reuniões políticas na Revolução de 1923. Do seu terraço avista-se um bosque no pátio da casa, onde os revolucionários costumavam se esconder quando ameaçados pelas forças governistas.

Perto dele está a Catedral de São Sebastião, ao redor da qual nasceu a vila de Bagé, há mais de 200 anos. A vila foi praticamente destruída durante a Revolução Farroupilha, tendo que ser reconstruída do zero anos depois. Bagé, aliás, é também um dos municípios que mais preserva a história da Revolução Farroupilha. E faz questão de estar bem estruturada para mostrar isso ao receber o turista.

Bagé foi estratégica, tanto para os farrapos quanto os imperialistas, devido sua posição no mapa. De um lado, fazia fronteira com o Uruguai, do outro estava entre as três capitais (Piratini, Caçapava e Alegrete) e ainda possuía a linha férrea até Rio Grande. Batalhas aconteceram nos campos dos pampas gaúchos e até trincheiras foram feitas no centro da cidade. Hoje, ela é um dos destinos da Rota Farroupilha.

HOME TOUR

Um grupo de 28 agentes de viagens da Home Tour Uberlândia – das lojas de Uberlândia, Araguari e Catalão – participou de capacitação promovida pela gerente de Marketing do Hardman Praia Hotel, Karlla Michelle. No evento, no Barolo Restaurante, foram apresentados todos os diferenciais do empreendimento hoteleiro localizado à beira-mar da Praia de Manaíra, próximo a uma das avenidas mais comerciais da orla de João Pessoa. De acordo com Karlla Michelle, Uberlândia é uma das cidades de Minas Gerais que tem apresentado forte crescimento no volume de vendas para a capital paraibana.

PARCERIA

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), lançou o roteiro integrado “Manaus e Fortaleza – O Brasil se encontra aqui”, um acordo de cooperação técnica que tem como objetivo fortalecer os dois destinos no mercado internacional. O acordo foi assinado durante o workshop que a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) promoveu para operadoras e agentes de viagens convidados, com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI-Ce) e da Setur-Ce). O evento contou com a presença da vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga.

APROXIMAÇÃO

A E-HTL Viagens Online segue a todo vapor com os eventos de aproximação com os agentes de viagem. Na última semana, a operadora desembarcou em São Luís, capital do Maranhão, para um evento especial com o objetivo de estreitar os laços com as agências. O evento reuniu 35 agentes do estado e aconteceu no Coco Bambu. Representaram a E-HTL Simone Ricio, Diretora de Vendas e Ednan Lemes, executivo que atende a região. Na oportunidade, a operadora mostrou novos produtos e serviços, além de compartilhar campanhas e vantagens de ser um agente cadastrado na empresa.

BNT MERCOSUL

A BNT Mercosul está de casa nova. Será o O Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, considerado o maior e mais moderno centro de eventos do Sul do país, com infraestrutura impecável que irá proporcionar ainda mais conforto e satisfação para todos os participantes. O evento será nos dias 5 e 6 de maio. É isso mesmo, são dois dias para você se conectar com as maiores e mais experientes empresas privadas do setor turístico, além de conhecer os destinos brasileiros mais incríveis de serem visitados. Está chegando a hora de desfrutar de feira de negócios, capacitações, rodada de negócios e Famtours.

EM BRASÍLA

Manaus divulgou em Brasília (DF) as ações estratégicas para alavancar o turismo no município. Em encontro com a ministra da pasta, Daniela Carneiro, e com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, representou a Prefeitura de Manaus, e defendeu a importância de ações integradas para a promoção, principalmente do turismo internacional na região, colaborando para o desenvolvimento do país. A agenda teve a presença de representantes de diversas localidades do Brasil

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Veja também

Pesquisar