25 de novembro de 2024

Rede de franquias aposta em três novos restaurantes em Manaus

O Amazonas tem demonstrado potencial de mercado quando o assunto são franquias. No ramo de alimentação esse dinamismo é ainda mais promissor. Pesquisa de Desenvolvimento do Franchising 2022, da ABF (Associação Brasileiro do Franchising) reforça que, o setor de alimentação -food service foi um dos três segmentos de maior destaque, alcançando uma variação de crescimento no faturamento de 21,5% entre 2021 e 2022. E não para por aí, de forma geral, as franquias aumentaram 14,5% o número de unidades abertas entre 2019 e 2022.

Assim como o cenário nacional, o Amazonas tem demonstrado aceleração no número de negócios neste segmento. O Spoleto -marca pertencente ao Grupo Trigo e maior rede de franquias de comida italiana do Brasil é o reflexo desse cenário da pesquisa com a aposta em novas unidades em Manaus.

São três novos restaurantes da marca que já atendem o novo formato 100% digital –com totens de autoatendimento –e fazem parte do plano nacional de expansão da rede de franquias.   “Para mim é muito importante seguir crescendo com a marca Spoleto pois ela representa a democratização de bons ingredientes, preparos, receitas e a boa culinária italiana. Estamos levando essa democratização para todas as zonas de Manaus e para públicos que durante muito tempo não tiveram a oportunidade. Isso traz um novo reconhecimento e o desafio de manter o alto padrão com custos controlados e preços atrativos”, diz Maurício Veiga, franqueado dos novos restaurantes do Spoleto.

Segundo a ABF, as franquias de Alimentação Food Service no Amazonas, registraram um faturamento de mais de R$ 88,9 milhões, no 2º trimestre de 2022, o montante equivale a um incremento de 19,9% em comparação ao mesmo período de 2021. Também houve crescimento de  13,6% no número de unidades no setor. 

Para Candido Espinheira, diretor regional da ABF no Norte e Nordeste, assim como no cenário nacional, várias pesquisas indicam que o setor está em franca recuperação no Estado, inclusive, se aproximando dos níveis pré-pandemia. “Mostra também uma retomada da expansão das marcas, o que deve auxiliar o setor a manter seu crescimento nos próximos trimestres”, projetou. 

Segundo ele, a atuação positiva dentro desse nicho de mercado é atribuída a três movimentos principais que estão associados: primeiro o forte retorno de atividades presenciais, que acabam alavancando a alimentação fora do lar; a demanda reprimida, principalmente em relação a encontros e pequenas confraternizações; e, por fim, a maior disseminação do hábito do delivery. A forte recuperação da área de Turismo também deve ter ajudado a alavancar a demanda em food service.

Num contexto geral, ele entende que várias pesquisas demonstram solidez em uma curva de recuperação robusta que tende a continuar. “Mostra também a resiliência das franquias e sua capacidade de adaptação, mesmo ainda enfrentando alguns obstáculos como a inflação”, observou. 

Em outra ocasião, quando avaliava a crescente aposta nesse nicho de mercado, Espinheira  destacou que: “Muitas redes conhecidas não estão no Estado ou têm presença tímida, o que pode trazer mais investimentos nos próximos anos à medida que outras regiões ficam mais saturadas. Mesmo em shopping centers, onde esta presença é maior, ainda existem oportunidades. Inclusive, creio que o Amazonas possa se consolidar como uma porta de entrada para outros Estados da região Norte. Além disso, temos marcas locais que, potencialmente, poderão acessar o mercado nacional via sistema de franchising”, avaliou. 

Vantagens aos clientes

Vale lembrar que o Spoleto está com uma promoção em vigor em todos os restaurantes da rede: na compra de uma massa “tradizionale” no formato “crie do seu jeito” mais R$5, o cliente consegue aumentar o tamanho da sua refeição para a “Mamma”, com mais massa e mais molho.  

Também é importante destacar que o Spoleto possui um programa de fidelidade, o “MIO”, que garante cashbacks de até 20% para os clientes, de acordo com o volume de compras realizadas nos canais oficiais da rede (loja física e site oficial). Mais informações sobre os restaurantes e delivery em: site Spoleto

Novas unidades

Os restaurantes funcionam tanto para delivery, quanto para o público que queira comer presencialmente. Localizados nos shoppings Grande Circular, Ponta Negra e ViaNorte, nos endereços:  av. Autaz Mirim, 6100 – São José Operário, Manaus; av. Cel Teixeira, 5705, Loja nºL19B.3, Ponta Negra; av. Arquiteto José Henriques B. Rodrigues, 3760 – Santa Etelvina.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar