Com mais de dois mil itens em exposição e um acervo repleto de singularidades da cultura nortista, o Museu do Homem do Norte, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, Distrito Industrial, celebrou sua vitalidade no dia 14/03, com programação especial organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa que administra o Museu.
Com apresentações do Grupo Amazônidas, em ritmo regional de toada e os dançarinos dos bois bumbás também houve uma aula expositiva, explorando o universo amazônico.
O Museu tem como missão dar uma visão da amplitude cultural regional do Norte do Brasil e faz parte da cultura amazonense com acervo adquiridos ao longo desses anos. Foi inaugurado em 13 de março de 1985, na avenida Sete de Setembro, Centro. As visitações ao Museu do Homem do Norte acontecem de terça a sábado, das 9h às 15h. Informações no @culturadoam ou no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Ação conjunta do MTur e CNC para impulsionar Turismo
Uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) dará mais competitividade aos destinos turísticos brasileiros e contribuirá para o desenvolvimento do setor no país. O acordo foi assinado pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, e também pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio.
Serão três eixos atuação. Um deles é a disseminação da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que visa a transformação dos destinos brasileiros em locais com inovação, acessibilidade e melhoria de governança.
A economia criativa também será foco desta parceria, com a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, inspirada na Unesco, e que utiliza a gastronomia, a música, o artesanato, entre outras atividades como diferencial competitivo. Neste campo está previsto, ainda, a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede.
Também será elaborado um Plano Estratégico de Inteligência de Mercado voltado ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Inteligência Turísticas com dados orientadores para as ações desenvolvidas pelo MTur.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, aproveitou a oportunidade para reforçar o potencial econômico da atividade turística. “Poucos países têm o potencial turístico que o Brasil tem e precisamos alavancar essa atividade que responde a 8% do PIB e que tem um potencial para ser ainda mais. O grande caminho para o Brasil é o turismo”, afirmou.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reafirmou como a atividade será crucial para uma de suas pautas prioritárias. “Esse acordo será um importante indutor das atividades de qualificação. Acredito que o Sistema S será crucial nessa missão de elevar nossa atividade a um novo patamar. Estou muito feliz com essa parceria que mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.
Conheça os direitos e deveres do Consumidor Turista
Não importa o transporte utilizado, seja de carro, ônibus ou de avião, viajar é maravilhoso. E fazer isso conhecendo os seus direitos e deveres antes, durante e depois da curtição, é essencial. Para isso, o Ministério do Turismo disponibiliza, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Dia do Consumidor, celebrado dia 15 de março, foi divulgada várias informações que podem ajudar os turistas de plantão, seja na hora de preparar as viagens ou na prestação de serviços.
Para viagem de avião, é imprescindível para o passageiro não esquecer de imprimir ou baixar no celular o cartão de embarque que é emitido pela empresa aérea logo após o check-in. É lei: Para atrasos e cancelamentos, a publicação orienta que a empresa deve oferecer algumas alternativas ao passageiro, entre elas a reacomodação gratuita em um novo voo, o crédito para utilização futura e o reembolso integral. Se o atraso for superior a duas horas, a companhia deve providenciar alimentação e, se for superior a quatro horas e exigir pernoite, uma hospedagem se você estiver fora do local de sua residência, além de traslado de ida e volta para a sua casa ou local de hospedagem.
Se vai pegar a estrada, a publicação “Consumidor Turista – Viajando de Carro” tem dicas essenciais e propõe a esclarecer dúvidas sobre diferenças e o que muda ao trafegar por rodovias federais e estaduais, além daquelas concedidas à iniciativa privada. Estas últimas contam, por exemplo, com serviços de combate a incêndios, apreensão de animais na pista, socorro médico e mecânico, como guincho, troca de pneus e atendimento a veículos acidentados.
Nestes casos, as unidades móveis removem os veículos para locais preestabelecidos onde os usuários terão condições, de forma segura, prosseguir com providências necessárias. Para solicitar algum serviço, de forma gratuita, o cidadão pode acionar o número de telefone divulgado na própria rodovia pela concessionária. Por este canal, também é possível fazer sugestões, reclamações ou elogios.