O ministro do Turismo, Luiz Barretto, apresentou, na última segunda-feira, 27, um balanço da indústria do turismo a 273 empresários reunidos no almoço-debate promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo. O tema do encontro foram os Desafios para o Crescimento do Turismo no Brasil.
Em sua apresentação, Barretto demonstrou a evolução do setor no Brasil, as ações desenvolvidas pelo ministério e o quanto o mercado representa em oportunidades a empresários e ao país. “Nos últimos 10 anos, o crescimento médio mundial (do setor do turismo) foi de 4% ao ano, segundo a Organização Mundial de Turismo. No Brasil, o setor passou a responder por 2,6% do PIB nacional, cerca de 39 bilhões de dólares. Desse total, 85% são receitas geradas pelo turismo doméstico, um mercado interno que poucos países do mundo têm”, afirmou.
Segundo o ministro, o Brasil tem possibilidades reconhecidas pelo mercado de desenvolver o turismo como atividade geradora de riqueza, emprego e renda. “Num país como o nosso, com vários países dentro de si, e unificados pela mesma língua, esse potencial é um grande diferencial e um enorme desafio. Investimos continuamente para que essa indústria tenha peso cada vez maior na economia brasileira. A iniciativa privada, bem como as outras instâncias de governo, são parceiros essenciais”.
O turismo nacional representa hoje a quinta pauta de exportação brasileira e ocupa a primeira colocação na área de serviços. Fora isso, emprega 6,5 milhões de pessoas e recebe 5 milhões de turistas estrangeiros por ano, que incrementaram de US$ 2.5 bilhões para US$ 6 bilhões os gastos no país, nos últimos seis anos.
Durante a exposição, Luiz Barretto destacou a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Segundo o ministro, o grande evento permitirá ao país dar um enorme salto de qualidade em termos de infraestrutura, mas a prioridade devem ser questões voltadas para a realização do evento. “A Copa irá acelerar diversos programas e projetos, mas não podemos achar que irá resolver todos os nossos problemas. Uma coisa é solucionar questões das cidades. A outra é tratar especificamente da Copa do Mundo”.
Em 2014, durante a Copa do Mundo, o Ministério do Turismo calcula que devem passar pelo Brasil entre 600 e 700 mil turistas estrangeiros. Por isso, explicou Barretto, o preparo não está sendo feito apenas nas 12 cidades que vão sediar os jogos, mas também nos 65 destinos brasileiros indutores de desenvolvimento turístico. “Bom planejamento e boa parceria geram grandes lucros em eventos esportivos deste porte”.
Ministro debate setor com líderes empresariais
Em: 29 de julho de 2009
Segundo Luiz Barretto, o Brasil tem possibilidades reconhecidas pelo mercado para desenvolver o turismo como atividade geradora de emprego e renda
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026