23 de novembro de 2024

Estudantes desenvolvem o game `Lá Vem Ela´ inspirado na cultura paraense

Cuidado com o toró! Idealizado por estudantes de design da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o clima chuvoso da capital paraense, Belém, é a temática do jogo digital `Lá Vem Ela´. Simulando em um formato lúdico a arquitetura, cultura e o cotidiano dos moradores, o jogador deve percorrer o cenário e coletar o maior número de moedas, desviando-se dos obstáculos e, claro, da chuva.

Originário de um projeto para Trabalho de Conclusão de Curso de Rayara Lins (foto) e sua dupla, Davi Gemaque (foto), os estudantes pretendiam relatar de uma forma bem-humorada a mudança constante do clima em Belém. Segundo a designer, a ideia surgiu por volta do 1º semestre de 2019, durante diálogo sobre um projeto em que Davi integrava.

Após um período em que a sugestão ficou em segundo plano, a dupla se uniu e começou a desenvolver o game `Lá Vem Ela´. A ideia do nome se refere a uma gíria para o início dos períodos de chuva. De acordo com Rayara, além do clima, os elementos da cultura local foram adicionados na proposta do jogo. Para ela, a apresentação desses itens permite que os usuários possam se sentir próximos de seu local de moradia e, com isso, gerar identificação com as situações descritas na narrativa.

“O nosso jogo traz isso de uma maneira muito lúdica. Traz a visibilidade sem ser de uma forma deturpada. É muito próximo do cotidiano e o que a pessoa vivencia. As pessoas podem acabar se identificando nesse sentido, de ter que desviar dos obstáculos cotidianos para chegar ao ponto seguro, que seria uma parada de ônibus, chegar ao trabalho, à escola, entre outras situações cotidianas que todo mundo passa em determinados períodos climáticos”, afirma.

O jogo baseia-se em uma mecânica inspirada no jogo Subway Surfers, em que o jogador deve percorrer a maior distância possível, coletando moedas e ultrapassando barreiras inseridas em cada fase.

No `Lá Vem Ela´, ao invés dos trens em movimento e das placas de sinalização, o usuário precisa superar obstáculos naturais, como as mangas que caem das árvores e os cachorros caramelo que andam pela calçada, para alcançar seu objetivo: coletar borós (dinheiro trocado). 

A cada erro, o personagem fica mais próximo de ser atingido pela “chuva” e quando isso acontece o jogo é reiniciado. Atualmente, a versão disponível para download conta com um cenário, Nazaré, e uma personagem, Raya. Dois dos quatro personagens criados para o game possuem inspiração visual nos coautores Rayara e Davi. As narrativas dos personagens contam com contextos fictícios.

Segundo a coautora, entre as metas, a pretensão é retratar novas localidades paraenses e ampliar o número de personagens. “O nosso objetivo é que os personagens possam ser desbloqueados ao longo das conquistas dos usuários, e que futuramente tivessem mais opções que pudessem ser até compradas no desenvolvimento do jogo”, comenta.

O próximo passo refere-se à adaptação para sistema iOS, pois hoje só está disponível na versão Android. Para conhecer o jogo é só fazer o download na Google Play Store.

(FOTO)

Apostando em fibra têxtil sustentável, Suzano abre fábrica na Finlândia

A Suzano S/A. iniciou uma parceria com a startup finlandesa Spinnova, para a abertura de uma unidade fabril responsável pela produção de fibra têxtil sustentável, reciclável e biodegradável. O lançamento oficial da operação ocorreu na quinta-feira (25/5) e a fábrica, que é operada pela Woodspin (joint ventre com participações entre a Suzano e a Spinnova), deve produzir mil toneladas de fibra por ano. A produção da fibra Spinnova ocorre a partir da celulose de árvores de eucaliptos certificadas e cultivadas sustentavelmente. Essa iniciativa visa criar uma fibra que utilize no seu processo de produção baixo consumo de água, energia e diminua consideravelmente a pegada de carbono, além de produzir um material ecológico feito a partir do eucalipto, e que seja compatível com o mercado consumidor.

Que tal ganhar 5 mil reais para ficar 10 horas consecutivas assistindo a timeline do TikTok ?

Se você ainda pensa que a rede social chinesa é espaço apenas para aquelas dancinhas cheias de sedução e uma porção de bobagens, está enganado! O TikTok tem se consolidado cada vez mais no mundo digital, principalmente por ser um espaço de campanhas e tendências, atraindo mais e mais criadores e usuários do planeta. De olho nessa tendência, uma agência de Marketing dos Estados Unidos está oferecendo nada menos do que US$ 1 mil para que três pessoas assistam a timelime do TikTok por 10 horas consecutivas. A experiência é para ajudar a empresa a descobrir `tendências emergentes´ na plataforma.

Mas, para poder participar da seleção, o candidato precisa ser maior de 18 anos e estar acostumado com o aplicativo. E se você se identificou e quer pleitear uma vaga, é só acessar o canal (https://abrir.link/gR6JQ) e preencher o formulário até quarta-feira (31/5).

Nutty Bavarian expande operação e entra no mercado de foodservice

Você já deve ter sentido aquele cheirinho delicioso das castanhas perfumadas do quiosque da Nutty Bavarian, em algum corredor de shopping center. A marca, que está no Brasil desde 1996 e possui cerca de 100 quiosques franqueados, está inovando! A nova estratégia da marca é expandir para o foodservice. Fabricando cerca de 20 mil toneladas de castanhas glaceadas por mês e com a responsabilidade de abastecer os mais de 500 pontos de revenda, a Nutty Bavarian  espera com essa iniciativa crescer 14% e ultrapassar os R$ 60 milhões de faturamento em 2023. Para promover esse crescimento, a rede vai alocar um terço dos recursos destinados ao marketing de produtos no setor de foodservice, com ações que englobem influenciadores e chefes de cozinha.

RÁPIDAS & BOAS

A Nestlé está com chamada para startups que queiram colaborar com seus desafios de negócios. Podem participar da seleção soluções desenvolvidas por startups, institutos de pesquisa e tecnologia, empresas e universidades brasileiras. A inscrição pode ser feita até a quarta-feira (31/5) e para conhecer os desafios, basta acessar o link (https://l1nq.com/CK1Fp).

*****************************************

Até a quarta-feira (31/5), a Universidade Nilton Lins disponibilizará o `Plantão Tira-Dúvidas do IR´ para orientar, esclarecer e auxiliar os contribuintes de Manaus no correto preenchimento da documentação referente ao imposto de renda para pessoas físicas. Os atendimentos são gratuitos e realizados por professores e alunos treinados dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração da instituição, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na sala nº 116 do prédio principal da universidade, no bairro Parque das Laranjeiras.

*****************************************

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) estará com edital aberto para curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) entre os dias 1º e 7/6 de 2023. O edital oferece 10 vagas para mestrado e outras 10 vagas para doutorado. Informações e inscrição pelo endereço eletrônico (https://l1nq.com/Y3wZZ).

*****************************************

O Programa de investimentos Zunne prevê R$ 6,5 milhões iniciais para apoiar negócios de impacto no Norte e Nordeste, preferencialmente liderados por mulheres ou comandados por negros ou indígenas. O foco do programa é possibilitar que empresas em regiões mais afastadas dos grandes centros tenham acesso ao crédito. As inscrições seguem até sexta-feira (5/6) pelo link (https://abre.ai/gdDV).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

Veja também

Pesquisar