É fato que a maioria dos gestores são apenas gestores e não são líderes, e nesta ilusão seguem acreditando que estão liderando quando na verdade estão apenas administrando uma pilha de tarefas e rotinas.
O líder, dentre outros aspectos, assume riscos, enfrenta o sistema, inspira pessoas, une propósitos, transforma culturas, muda filosofias, conduz a equipe e inaugura uma nova forma de trazer resultados com as pessoas.
Pensando nestes atributos, o quão difícil é liderar, afinal, vamos ser honestos? O sistema que ainda predomina não é justo o suficiente, não é inclusivo, não lida bem com a diversidade, não é verdadeiramente respeitoso e ainda não valoriza corretamente.
Lutar contra estas forças exige um certo sacrifício e nem todos estão dispostos a pagar. Posso até arriscar dizer que em muitos lugares não querem líderes, querem apenas gestores de alta performance.
Não te falaram isto não é mesmo? Mas no fundo você já sabe!
Com este objetivo quero comentar alguns outros aspectos de liderar que não te contaram e aproveitar para falar também de algumas mentiras que te contaram, e pode ser que você acredite.
O que não te falaram sobre liderança que vale muito entender:
– Liderar é muito mais sobre o que você precisa aprender do que efetivamente sobre o que você já sabe. Quando você é estimulado para liderar, muitas vezes é reforçado sobre suas capacidades e todas as suas competências os motivos pelos quais você deve e merece ser o líder do time.
No entanto, quando você realmente assume este papel valerá ainda mais sua intenção e ação na busca do aprendizado, do desenvolvimento para descobrir, do que efetivamente sobre o que já sabe. Você perceberá que acreditar que já sabe tudo será o pior erro que cometerá como líder.
– Como líder, você assume as responsabilidades de cada colaborador sob sua tutela, admitindo as falhas da equipe, não buscando culpados.
Certamente nem todas as decisões serão suas, mas é preciso entender que você distribuirá tarefas, delegará atividades, repassará as metas a serem cumpridas e seu time será conduzido para realização, mas a responsabilidade do todo sempre será da liderança.
Pense assim, você fará parte do sucesso tanto quanto do fracasso.
– Contaram para você que muitas vezes terá que questionar o CEO, o Presidente, o Diretor ou outras figuras hierárquicas acima de você? É preciso lutar por ideias e fazê-lo com sabedoria e isto significa enfrentar os que tem a decisão nas mãos.
Em muitos desses momentos os seus próprios interesses, o da sua equipe e o da empresa estarão em direções opostas e precisará ter mais que inteligência para gerar o efetivo alinhamento para manter todos em prol do mesmo objetivo.
– Mais do que um gestor, liderar é assumir uma postura empreendedora, aprendendo a observar o que acontece a sua volta, monitorando tendências e antecipando aos fatos.
Desenvolver uma visão ampla, traçando várias perspectivas para diferentes situações. Você entende então que não falaram, mas você será o “dono do negócio” e além das competências para gerir e para liderar, também precisará desenvolver as capacidades para empreender.
– Você pode não gostar de planejamento e organização, mas terá que aprender a ser organizado e planejado, pois precisará conciliar muitos assuntos, inclusive demandas pessoais. Sem organização e planejamento ficará quase impossível fazer gestão do tempo, do negócio, financeira, pessoas e da própria vida de maneira efetiva.
– Mesmo nos dias ruins você terá que manter sua motivação em alta ou pelo menos sua disciplina.
Sem energia propulsora na busca por soluções e caminhos, na constante de aprimorar produtos e serviços, na consistência da busca de trabalhar melhor, na estratégia de envolver a equipe em sintonia, dificilmente avançará.
Será no seu vigor e na sua energia que muitas vezes a equipe buscará força para continuar e será na sua disciplina que em inúmeras situações o time permanecerá firme.
– Você pode ser visto como uma pessoa “má”. Se você procura popularidade, se busca ser sempre bem visto, se tem o desejo da unanimidade precisará entender, mesmo que ninguém tenha falado, que em muitas circunstâncias precisará ser portador de notícias e informações que não agradam.
Em momentos de cobrança, de feedback negativo, em alinhamento de desempenho ruim, em reforço de normas e procedimentos, desligamentos, decisões que não agradarão a um determinado público, mas que são necessárias.
– A lista inclui ainda pessoas que vão sair mesmo que você seja excelente e faça o melhor, você vai se sentir sozinho muitas vezes, você terá conversas difíceis e tantos outros aspectos que você descobre no percurso de liderar.
Nesta oportunidade, é bom lembrar também que algumas mentiras sobre liderança podem ter sido ditas e corre o risco de você acreditar até hoje, como: só é possível ser líder quem já nasce líder; liderança é só para quem tem perfil; os líderes sempre tem a resposta certa; qualquer um pode liderar; todos os gestores são líderes; como líder deve tratar todos da mesma forma; você precisa de um título para liderar; o líder é responsável por todas as decisões.
Para desdobrar cada uma dessas mentiras vale um artigo específico, não é? Acompanhe por aqui que logo escrevo sobre.
Vale lembrar que você não pode se considerar um líder se é tudo sobre você. Você deve lembrar que a liderança é sobre como fazer as pessoas ao seu redor serem uma versão melhor de si mesmas, depois da oportunidade de terem sido lideradas por você.
Cintia Lima
Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach
@psi.cintialima