26 de novembro de 2024

 Refeições saudáveis ganham aliadas

Na onda da alimentação saudável, quem surge como protagonista agora são as panelas fabricadas com aço cirúrgico. Não bastasse a enxurrada de produtos que a indústria de alimentos abarrota as prateleiras dos supermercados, há décadas, e há muito se sabe que não são um primor no quesito saúde, agora as panelas surgem como vilãs. As de metal, então, de aço inox, alumínio, ferro e cobre, são consideradas uma bomba-relógio que, ao longo do tempo, provocariam problemas em nosso organismo por soltarem partículas imperceptíveis junto com os alimentos. Escapam dessa lista, apesar de mais frágeis, as panelas de vidro temperado, porcelana e cerâmica, atóxicas, devido não liberarem qualquer tipo de resíduos que possam afetar nutricionalmente as preparações, garantindo a integridade dos alimentos. Mas uma panela de metal se destaca entre as demais, exatamente as fabricadas com aço cirúrgico, e olha que elas já existem há 64 anos, nos Estados Unidos, idealizadas por Peter O. Johnson, e só agora surgem como solução para se preparar alimentos plenamente saudáveis. Peter pensou, na época: se o aço cirúrgico é utilizado na fabricação de todos os equipamentos usados por médicos, inclusive nas cirurgias, então não faz mal ao nosso organismo. Em 1959, o engenheiro fundou a empresa Hy Cite Enterprises para fabricar a linha de utensílios de cozinha Royal Prestige onde se destacam as panelas capazes de cozinhar carnes, aves e alguns tipos de peixes sem adição de qualquer tipo de gordura ou óleo de cozinha, e compostas por cinco camadas de aço cirúrgico, por isso oferecem a garantia de 50 anos. As panelas possuem uma válvula que ‘avisa’ quando a temperatura atinge os 82º.

Mais de 90 produtos

O carioca Eduardo Carvalho está em Manaus há dez anos. Ele é o representante da Royal Prestige, na capital amazonense.

“Em 2018 comecei a trabalhar com vendas de colchões e, naquele mesmo ano, conheci a Royal Prestige. Meu desejo, desde o início, foi focar em produtos voltados para a saúde, por isso logo me interessei pela empresa que, já no seu começo, sempre buscou a qualidade dos produtos que fabrica”, falou.

“Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de a marca ser uma das patrocinadoras do MasterChef Brasil, da TV Bandeirantes, programa que conta com patrocinadores de peso e tem grande audiência em todo o Brasil”, contou.

Além dos Estados Unidos, a marca possui uma rede de mais de 4.500 distribuidores espalhados pelo Canadá, México, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru.

“Atualmente a Royal Prestige possui uma linha com mais de 90 produtos, entre panelas, assadeiras, acessórios, artigos de cutelaria, entre outros. Os carros-chefes, com certeza são as panelas, pois elas podem substituir as elétricas air fryes”, destacou.

As panelas air fryer foram desenvolvidas na Holanda, em 2005, por Fred van der Weij, e nos últimos anos têm feito muito sucesso. Diferem da Royal Prestige pelo fato de serem elétricas e precisarem de alguma gordura, ainda que seja dos alimentos, para cozinhar ou fritar. Médicos e nutricionistas afirmam que as air fryers devem ser utilizadas com moderação devido ao superaquecimento de alimentos não ser benéfico.

Enquanto as air fryers são feitas de ferro e aço inox, que com o tempo podem se corroer, o aço cirúrgico é altamente resistente a essa deterioração, daí as cinco décadas de garantia que a Royal Prestige dá.

Almoço/degustação

Seguindo a máxima de ‘matar a cobra e mostrar o pau’, Eduardo faz questão de apresentar para os interessados nas panelas, presencialmente, como elas funcionam. Para isso ele lhes oferece um almoço/degustação em seu Escritório Gourmet (av. Dom Pedro I, 300 – Ed. Dom Pedro Center, sl. 101 – Dom Pedro I).

“Mas se o interessado preferir, eu faço a demonstração em domicílio. Não tem aquela história de ‘conversa de vendedor’. Ele vai ver ao vivo, na sua frente, as qualidades das panelas”, assegurou.

Eduardo dá uma aula explicando as desvantagens das demais panelas de metal e o mal que seu uso prolongado pode causar à saúde. Depois mostra como o aço cirúrgico não absorve a água. Em seguida prepara o almoço/degustação utilizando filés bovino, de frango, ou de peixe junto com um mix de verduras.

“Nem precisa saber fazer comida para preparar algo gostoso e saudável. Pode colocar todos esses ingredientes crus, sem água, dentro da panela e aguardar por, no máximo, 15 minutos. Se desejar acrescente os temperos ao seu gosto antes, ou depois. Essas panelas são ideais para pessoas que não têm tempo de fazer as suas refeições, ou mesmo querem sair da mesmice dos restaurantes e manipular seu próprio alimento com a certeza de serem saudáveis”, concluiu.

Quem desejar mais informações pode ligar: 9 9334-0613, ou dar uma olhada no Instagram: @nutriação_manaus    

*** 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar