A DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) finalizou, nesta quarta-feira (28/6), o curso de capacitação para atendimentos de pessoas em situação de rua, voltado a membros, servidores, terceirizados e estagiários. O evento contou com a participação da professora Laura Salatino, coordenadora do grupo de pesquisa e extensão da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama do curso de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
Em um bate-papo, a professora falou sobre sua experiência de trabalho com a população de rua. “A palestra serviu para refletirmos sobre o fortalecimento da escuta das violações de direito da população em situação de rua, pensando como nós podemos fazer esse atendimento com outras perspectivas, ao ouvir, entender e lidar com esse grupo vulnerável”, afirmou.
Ao apresentar o jogo “Caminhando com Maria”, desenvolvido por integrantes da clínica, houve o debate sobre os desafios encontrados por essa população na busca da garantia de seus direitos, com o intuito de sensibilizar para o fortalecimento de um atendimento mais digno, empático e humanizado.
“Contabilizamos três encontros, o primeiro pontuou sobre os serviços disponíveis na rede pública, em outra oportunidade trabalhamos com as equipes de abordagem social para falarem sobre o trabalho que desempenham no dia a dia com a criação de vínculos entre esse público e a equipe para referenciar aos equipamentos que existem na rede pública, e neste último dia, estamos com uma profissional que vai trazer a perspectiva da humanização e as dificuldades enfrentadas no atendimento, diante da complexidade da demanda”, destacou a defensora pública Stéfanie Sobral, coordenadora da iniciativa.
A capacitação técnica interna voltada ao atendimento especializado para a população em situação foi ofertada durante todo o mês de junho. O curso iniciou com o lançamento da Política Estadual da Defensoria Pública do Estado do Amazonas de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, no último dia 7.