A busca incessante pela melhor oportunidade para nós mesmos passa por vários estágios dentro e fora de uma empresa. O marketing é muito usado neste momento. É necessário realmente se preparar para os desafios na busca de oportunidades e neste momento é crucial nos expormos como pessoa e profissional. No contexto geral precisamos nos transformar em um “produto”, sim um produto. Este produto chamado EU. Assim, podemos ficar exposto ao mercado de modo estratégico buscando e sendo buscado o que facilita consideravelmente o aparecimento de oportunidades e a empregabilidade. Só não podemos esquecer que após atingirmos nosso objetivo, devemos voltar ao contexto normal de sermos um ser humano com nossos acertos e nossas limitações e buscarmos sempre acertar mais e reduzir nossas limitações pensando sempre no coletivo.
Sendo o Marketing uma preocupação constante de despertar o interesse do consumidor e uma busca sobre as estratégias de vendas podemos observar que ele é o responsável pela preparação adequada da pessoa e do profissional para se atingir objetivos específicos. A nossa preocupação quando buscarmos oportunidades na vida deve ser voltado à criatividade, à persistência e acima de tudo a um planejamento estratégico. Todo este preparo faz com que os desafios sejam encarados como oportunidades reais de crescimento em todos os sentidos. Não podemos esquecer que cada um de nós podemos fazer a diferença. Tudo isto é uma questão de querer com uma grande pitada de vontade e muita determinação.
Precisamos analisar todo o contexto do momento que escolhemos para podermos nos expor de modo positivo no mercado. Esta necessidade de exposição é na verdade uma estratégia na busca de uma realização. Devemos aqui nos conscientizar de que muitas dificuldades virão e por isto é que precisamos planejar, organizar e até mesmo controlar o projeto que estaremos criando, pois, se assim não o for estaremos fadados ao fracasso de todo o processo realizado ou em realização. Não podemos “achar” que devemos fazer algo, devemos sim ter a certeza de que devemos fazê-lo.
Há sempre uma necessidade de gerenciamento de nossa carreira. Aqui devemos analisar o sentido de cada situação frente ao contexto em que se encontra. Jamais poderemos radicalizar qualquer conceito existente. Devemos em nosso dia a dia criarmos a prática de pôr em dúvida tudo o que fazemos ou queremos, pois, assim, conseguiremos problematizar as situações e é assim que conseguimos ser criativos, inovadores em fim diferentes e melhores, pois quando buscamos nossos objetivos poderemos até mesmo, neste momento, nos transformarmos em “eu como produto” e conseguir nos vendermos para o mercado por um preço extremamente atraente e lucrativo.
Certamente com uma boa estratégia estaremos consolidando nossas buscas de progresso. O marketing sempre estará ao nosso lado, pois assim será mais fácil atingirmos nossos objetivos traçados. Em um determinado momento de nossa história estaremos buscando vender o produto que nós iremos ser. Uma grande verdade é que temos que ter muito cuidado para não nos transformarmos em um produto de baixa qualidade para aquele momento. E também, não podemos esquecer sobre nenhuma hipótese que assim como deveremos sentir a necessidade de transformar o EU em produto, deveremos buscar atingir nossos objetivos e sempre retornar ao contexto diário de ser humano e pessoa com seus comportamentos e detalhes, todavia, não podemos e nem devemos virar totalmente um produto e muito menos sermos sempre a mesma coisa.
Vamos refletir sobre isto?
Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Diretor de Educação da ABRH, Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
E-mail: [email protected], [email protected]
Jornal do Commercio de 11.07.2023.