Quero abordar sobre a importância de análise de perfil, principalmente para líderes. Afinal não tem como ter uma ótima liderança sem conhecer o perfil de seus liderados e para isto é preciso ferramenta de análise comportamental que forneça um caminho mais assertivo, já fica a primeira dica.
Reforço que é para os líderes conhecerem o perfil da equipe, mas também para o seu próprio autoconhecimento.
Vamos começar por 5 motivos para você conhecer o perfil comportamental dos seus liderados e assim estimular e ampliar o seu interesse pelo tema:
1 – Estabelecer uma comunicação direcionada para o entendimento do liderado.
2 – Direcionar as atividades de acordo com as potencialidades de cada perfil.
3 – Entender quais as características comportamentais e sua forma de relacionamento.
4 – Conhecer o nível de planejamento e execução de cada pessoa para melhor direção das ações.
5 – Direcionar cada membro da equipe em suas fortalezas, otimizando o melhor do time.
Se pensarmos sobre as práticas de gestão também que os líderes exercem, a análise de perfil facilita e profissionaliza muitas das suas atribuições, como:
1 – Selecionar pessoas que correspondam ao perfil comportamental mais aderente às necessidades de ações nas atribuições que o candidato está sendo avaliado.
2 – Favorecer um levantamento de necessidades de treinamentos de soft skills considerando os resultados na análise de perfil e as fortalezas e fraquezas identificadas no perfil.
3 – Construir um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) com ferramentas que contribuam com informações sobre o perfil, a personalidade, as dificuldades e facilidades daquele colaborador.
4 – Identificar potencial do colaborador, incluindo análise se mais para carreira de gestão ou para carreira de especialista.
5 – Conseguir fornecer feedback assertivo ao somar as observações e acompanhamento do dia a dia com os resultados de uma ferramenta que sustentem os exemplos comportamentais.
6 – Favorece o feedforward que é esta fala orientativa para o futuro ao conduzir quais comportamentos pode desenvolver considerando os projetos para frente e as oportunidades futuras.
Perceba que seja na gestão de pessoas ou na identificação –e consequentemente estratégias de retenção –de talentos, a análise de perfil comportamental se destaca como um diferencial no ambiente corporativo.
Afinal, por meio da aplicação de suas técnicas é possível aprofundar os conhecimentos do líder nas capacidades e, especialmente, no comportamento de cada colaborador e profissionais em processos seletivos, treinamentos, sucessão e qualificando ainda mais a tomada de decisão.
A análise de perfil comportamental tem uma utilização tão ampla quanto diversificada, podendo ser usada em:
- processos seletivos;
- avaliações de desempenho dos colaboradores;
- instrumento de pesquisa para avaliar eventuais promoções;
- transferências de profissionais para outros departamentos;
- treinamentos e outras ações de capacitação.
Sua versatilidade se explica pela identificação de um perfil melhor alinhado aos pilares institucionais da empresa. Um mapeamento que ajuda, inclusive, no desenvolvimento de líderes.
E sabe de qual maneira? A partir de um estudo aprofundado do perfil desejado, para ocupar um cargo, e quais são as respectivas qualidades necessárias para cada um deles.
Fica claro que realmente não tem como ter uma ótima liderança sem conhecer o perfil de seus liderados e para isto é preciso ferramentas para fazer a análise comportamental, reforçando a dica.
Fica evidente que quanto mais for sua compreensão sobre suas potencialidades e vulnerabilidades melhor será o direcionamento dos esforços para o sucesso no que desejar, bem como o mesmo raciocínio na condução do seu time.
Cintia Lima
Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional
@psi.cintialima