*Augusto Bernardo Cecílio
Nesta quarta-feira a Câmara Municipal de Manaus aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 240/2022, de autoria do vereador Professor Samuel (PL), que dispõe sobre a disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em ambientes localizados em propriedade privada de uso público.
A maior importância neste projeto é a acessibilidade e a inclusão social, uma luta que durou anos. O parlamentar acredita que se nós conseguirmos mudar um parque que seja, já estaremos fazendo um trabalho para essas crianças que tanto precisam ser incluídas no lazer e na sociedade, que é um direito desses cidadãos.
A intenção é que os playgrounds instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada de uso público, devem conter equipamentos destinados às crianças com deficiência física.
Como disse o vereador, proporcionar a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida deve ser uma obrigação de todas as autoridades das esferas públicas de Manaus, porque esse grupo, mesmo sendo amparado pela Lei Federal 7.853/1989, não tem direitos igualitários, porque os poucos brinquedos públicos existentes não são adequados.
No texto de apresentação do projeto o parlamentar argumenta que é evidente a exclusão das crianças com deficiência nos locais, e que não ter equipamentos destinados à recreação destas crianças é uma forma intolerável de discriminação e uma violação aos direitos fundamentais dessas à igualdade, à inclusão e ao lazer.
Recentemente o parlamentar marcou mais um gol de placa e, numa tarde repleta de celebração e reconhecimento, promoveu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM) dedicada a homenagear os 25 anos de dedicação e impacto da Fundação Desembargador Paulo Feitoza, FPFtech, instituição que tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da região, destacada por seu compromisso com a inovação, a educação e o crescimento da cidade.
Professor Samuel, que também é presidente da Comissão de Educação, destacou a importância da FPFtech e sua contribuição para a comunidade local. Ele enfatizou que o trabalho da instituição vai além do sucesso empresarial, pois representa oportunidades, desenvolvimento econômico e social, e é um exemplo inspirador de como projetos e sonhos podem transformar vidas.
Como disse na solenidade, “imagine uma pessoa com um futuro garantido, vivendo sua vida e tendo seus privilégios, mas inquieto, pois como um visionário sabia que em algum momento o futuro chegaria e muitas pessoas ficariam de fora. Assim, investindo em pessoas, construiu esse legado que celebramos hoje, com vidas transformadas, com evolução de inúmeras pessoas, alcançando até mesmo aqueles que às vezes o poder público não alcança”.
A Fundação Desembargador Paulo Feitoza, com forte atuação em Automação Industrial, Tecnologias Móveis e Assistivas, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica, foi reconhecida por sua excelência e inclusão no Prêmio Great Place to Work, nomeada cinco vezes como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, além de promover e capacitar pessoas através da escola etech.
O olhar atento do Professor Samuel não apenas celebrou os 25 anos de realizações da FPFtech, mas também inspirou a comunidade a continuar sonhando alto e buscando o extraordinário. Que esses 25 anos de sucesso se multipliquem ainda mais no futuro.
*Auditor fiscal e professor