Tendo a inovação entre seus valores, o grupo MRV&CO acaba de ser reconhecido entre as organizações de seu setor que mais se relaciona com startups, estimulando, assim, o ecossistema de inovação dentro e fora da organização. O reconhecimento foi dado pela 100 Open Startups, plataforma de open innovation, por meio do Ranking TOP Open Corps, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano. Essa é a segunda vez que a MRV&CO encabeça a lista na categoria Construtora Imobiliária.
“Receber este reconhecimento só reforça nosso engajamento e preocupação em fomentar a inovação tanto na cultura quanto nos negócios. Buscamos incansavelmente adotar melhores práticas para gerar valor e melhor experiência para nossos clientes. Entendemos que o mundo está em constante movimento e precisamos estar atentos a isso. Nos conectar a soluções e ideias que possuem potencial de transformação é essencial”, fala Reinaldo Sima, diretor de Tecnologia da Informação e de Inovação da MRV&CO.
Hoje a companhia tem diversas ações com o objetivo de estimular a inovação, entre elas, a mais importante é o Orbi. Ainda há ACATE,FDC Angels e a parceria com a uCondo, para transformar a gestão condominial. Além de ter diversas parcerias com startups para inovar em diversos processos e modelos de negócio na companhia: Allya, Netlex, Vexpenses, Market4u, CliqueRetire, Roche e Access Run.
Em sua 8ª edição, o Ranking 100 Open Startups identificou 121 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 276 o número de Open Corps do setor de Construção Imobiliária identificadas no país –o equivalente a 5,5% de todas as companhias que fizeram inovação aberta com as startups no Brasil neste período.
No total, as corporações do setor de Construção Imobiliária estabeleceram 658 relacionamentos de negócios com 231 startups no último ano. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos-piloto. Além disso, a maior parte dos relacionamentos das empresas deste segmento foi com startups ConstrucTechs (16%), seguida das HRtechs, com 13%, e IndTechs, com 12% dos relacionamentos registrados no setor.
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, sendo referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos -a partir dos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, o Ranking reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Em 2023, a publicação chega à sua oitava edição, registrando números recordes do ecossistema de inovação. Foram contabilizados 54.010 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, totalizando mais de R$ 6,4 bilhões -um crescimento de 131% em relação a 2023.