A empatia é uma qualidade humana profunda e poderosa, que vai além da simples compreensão intelectual dos sentimentos alheios.
Temos vivido uma era em que todos parecem olhar o tempo inteiro para o espelho ou a self perfeita que parece cada vez mais difícil ser realmente empático.
Refletir sobre a empatia pode nos levar a uma apreciação mais profunda das relações humanas e do papel que desempenhamos na promoção do entendimento e do apoio mútuo.
Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas e no fundo com nós mesmos.
A capacidade de se conectar com empatia com o outro –sentir com ele, se preocupar com seu bem-estar e agir com compaixão –beneficia a vida de todos, além de ser também um sentimento que move muitas pessoas a agir com solidariedade e compaixão.
Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.
Refletir sobre a empatia é uma prática valiosa para o desenvolvimento pessoal. Por isso, que hoje nós vamos aqui considerar se realmente você pratica a empatia em sua vida.
Aqui estão 10 perguntas que podem ajudá-lo a avaliar sua capacidade de empatia:
- Como costumo reagir às emoções dos outros?
Observe como você lida com as emoções alheias. Você tende a ser receptivo e compreensivo, ou é mais propenso a julgar ou minimizar os sentimentos dos outros?
- Com que frequência tento ver as situações do ponto de vista de outra pessoa?
Você se esforça para entender as perspectivas e experiências dos outros, mesmo quando são diferentes das suas?
- Como lido com conflitos interpessoais?
Em situações de conflito, você procura compreender as razões por trás das ações das pessoas envolvidas, ou é mais inclinado a tomar partido sem considerar os sentimentos dos outros?
- Como reajo diante das dificuldades dos outros?
Ao tomar conhecimento dos desafios enfrentados por outras pessoas, você tende a oferecer suporte e compaixão, ou a reação é mais distante e desinteressada?
- Estou disposto a ajudar os outros, mesmo quando isso demanda esforço da minha parte?
Você está disposto a investir tempo e energia para ajudar os outros, mesmo quando isso exige sacrifício pessoal?
Essas perguntas podem ser um ponto de partida para uma reflexão mais profunda sobre sua capacidade de empatia. Neste momento, você pode perceber o quão longe está de ser uma pessoa empática.
Tudo bem, é possível admitir e começar a desenvolver.
Algumas das formas de aprimorar a empatia, envolve trabalhar para ouvir as pessoas sem interromper. Prestar atenção à linguagem corporal e outros tipos de comunicação não verbal para identificar como as pessoas estão se expressando diante das situações.
Tente também entender as pessoas, mesmo que não concorde com elas, buscando a compreensão sobre os aspectos específicos do outro, como história de vida, geração ao qual pertence, base cultural, visão religiosa e política, competência específica, dentre outros aspectos pessoais diferentes do seu.
Faça perguntas às pessoas para saber mais sobre elas e suas vidas, entendendo seus valores, ideais, dificuldades e outros. Quanto mais você entende sobre diferenças individuais, mais estará aberto a ver as variedades de caminhos possíveis, aguçando sua sensibilidade para entender um mundo diferente do seu.
Penso que as quatro principais características da empatia são: Tomada de perspectiva —ou seja, a habilidade de considerar a perspectiva de outras pessoas como verdade; Não julgar; Reconhecer as emoções em outras pessoas; Conseguir passar essa informação, comunicar-se.
Lembre-se de que o desenvolvimento da empatia é um processo contínuo, e pequenas mudanças em suas atitudes e comportamentos podem fazer uma grande diferença no modo como você se relaciona com os outros.
Um pouco de vontade e um tanto de esforço, você verá uma grande diferença em suas relações quando decide ser uma pessoa mais empática.
Cintia Lima
Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional
@psi.cintialima