Os veículos elétricos (VE) estão na vanguarda da inovação verde. Sua jornada rumo à popularização é impulsionada por mentes visionárias cujas criações pioneiras foram eternizadas em patentes. Este artigo aborda sobre o início da proteção intelectual dos inventores e disponibiliza um relatório bibliométrico sobre publicações de patentes cujos títulos incorporam a expressão “Veículos Elétricos”.
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO – World Intellectual Property Organization) define patente como um direito exclusivo concedido aos inventores por um período limitado, em troca da divulgação detalhada e completa de sua invenção. Isso permite que o detentor da patente impeça terceiros de fazer, usar, vender ou importar a invenção sem sua autorização < https://www.wipo.int/patents/en/>. E segundo a WIPO, a invenção pode ser um produto ou um processo que oferece, em geral, uma nova maneira de fazer algo ou que proporciona uma nova solução técnica para um problema.
A ideia de proteger os direitos dos inventores não é nova! Para a Britânica <https://www.britannica.com/topic/patent> a primeira patente de uma invenção industrial foi registrada na Itália, em 1421, em Florença, concedida para o arquiteto e engenheiro Filipo Brunelleschi, o qual inventou de um novo tipo de barco de transporte de mercadorias, que apresentava inovações técnicas para facilitar a navegação pelos canais venezianos.
Além disso, na Itália, em 1474, foi promulgada a primeira lei para estabelecer um sistema formal de concessão de patentes, conhecida como o “Estatuto de Patentes Veneziano”. O contexto histórico desse estatuto, envolvendo o Estado e as associações de artesãos e comerciantes da República de Veneza, pode ser compreendido no artigo publicado em 2012 pelos autores Ted Sichelman e Sean O’Connor, disponível em <http://tinyurl.com/4vdzh2bv>.
De 1474 até os dias atuais muita coisa avançou no campo das patentes, com milhares de escritórios espalhados pelo mundo, com alguns países se destacando mais do que outros em termos de pedidos de registros, especialmente solicitados por inventores da China, dos EUA, Japão, Coreia do Sul e Alemanha <http://tinyurl.com/y7mstufn>.
No último artigo <http://tinyurl.com/4htwud63> há uma análise bibliométrica de trabalhos científicos sobre VE e para complementá-lo, este artigo tentará responder às seguintes perguntas: 1) quantas patentes foram publicadas com o título “Electric Vehicle”?; 2) Quais as primeiras patentes sobre VE? 3) Quais patentes são mais citadas? 4) quais jurisdições possuem o maior número de patentes publicadas? 5) Quais os dez maiores aplicantes? 6) Quais os dez maiores detentores de patentes sobre VE? 7) quais os dez agentes mais qualificados em assuntos relacionados a patentes? 8) Quais os dez maiores inventores?
Novamente, para a análise bibliométrica, foi utilizada a plataforma Lens.org com o período de análise entre 1890 e 2023, opção “Patentes”, seguida pela busca de publicações com o Título contendo a palavra-chave “Electric Vehicle”. Depois, foram gerados gráficos e produzido este relatório < http://tinyurl.com/3rys5b23> com os seguintes resultados:
1. Há cerca de 115540 publicações de patentes com título “Electric Vehicle”. No geral, a maioria está relacionada com pedido de patentes (67864;59%), seguido de patente limitada, aquelas com duração mais curta (30359; 26%), patente concedida, ou seja a que foi efetivamente aprovada e registrada (14196; 12%), o que representa cerca de 97% das publicações;
2. Na plataforma Lens.org, a patente (CA42037A) mais antiga sobre VE foi concedida no Canadá para Thomas Edison em 18/02/1893. Ela tem o título “Propelling Mechanism For Electric Vehicles” e descreve um revolucionário mecanismo de propulsão elétrica para bondes, trens e outros veículos sobre trilhos. Thomas Edison também registrou as especificações detalhadas desta invenção no Escritório de Patentes dos EUA em 20/02/1890 <http://tinyurl.com/37t3zavu>.
A segunda patente (US 628514 A) foi dada nos EUA em 11/07/1899 para o inventor americano Zimmermann William F. Com o título “Electric Vehicle” o inventor apresentou um aparelho propulsor elétrico que podia ser transferido entre diferentes veículos conforme a necessidade <http://tinyurl.com/2p82ja63>.
3. As três patentes mais citadas por outras patentes são:
3.1 Steering control for toy electric vehicles (US 4743214 A) obtida em 10/05/1988, concedida ao inventor Tai-Cheng Yang e citada por 1094 outras patentes;
3.2 Smart electric vehicle (EV) charging and grid integration apparatus and methods (US 9026347 B2) concedida em 05/05/2015 e dada a nove inventores da Universidade da Califórnia. Ela foi citada por 788 patentes;
3.3 Hybrid electric Vehicle (US 5343970 A), obtida em 06/09/1994, dada para o inventor Severinsky Alex J, citada por 735 patentes;
4. As dez jurisdições com mais publicações sobre patentes são a China (64943 publicações), os EUA (14054), Coreia do Sul (9165), Japão (7750), Patentes Europeias (6510), a WO-WIPO (5978), Taiwan (1648), Reino Unido (1369), Canadá (981) e Alemanha (816);
5. As dez instituições com mais aplicações publicadas são: Hyunday Motor Co LTD (3623), Honda Motor Co LTD (2105), KIA Motors Corp (1544), Ford Global Tech LLC (1457), BYD Co LTD (1420), Toyota Motor Corp (1336), Nissan Motor (1191), Toyota Motor Co LTD (1154), Sony Corp (870) e State Grid Corp China (781);
6. As dez organizações detentoras de mais patentes são: Hyundai (1379), Ford Global Technologies LLC (858), Kia Motors Corporation (666), Toyota Jidoka Kabushiki Kaisha (620), Honda Motor Co LTD (483), Murata Manufacturing Co LTD (472), GM Global Technology Operations LLC (388), Tohoku Murata Manufacturing Co LTD (305), Sony Corporation (300) e Kia Corp (223).
7. Os dez agentes (empresas ou advogados especializados em propriedade intelectual) com mais publicações envolvendo patentes de VE são: Brooks Kushman Pc (256), Morgan Lewis & Bockius Llp (248), David B. Kelley (247), Tsingyihua Intellectual Property LLC (206), Peter F Corless (178), Witte Weller & Partner Patent (148), Mintz Levin Cohn Ferris G. and Popeo Pc (140), Grunecker Patent (133), Hoffmann Eitle (128) e Birch Stewart Kolasch & Birch Llp (119).
8. Os dez inventores com mais publicações de patentes envolvendo VE são: Zhang Jianping (397), Wang Wei (319), Zhu Yan (281), Matsuda Yoshimoto (247), Li Wei (225), Zhang Wei (219), Cho Dong Ho (201), Kubota Tadahiko (189), Wang Chao (181) e Wang Jun (177).
Em conclusão, o estudo bibliométrico revela a liderança asiática, especialmente China, Japão e Coreia do Sul, no desenvolvimento e proteção de soluções para veículos elétricos ao longo do tempo, enquanto o Brasil está completamente ausente entre os principais players. Se houver interesse em mudar esse cenário, é essencial maior apoio do setor público, por meio de políticas de incentivo à produção e à pesquisa, parcerias universidade-empresa e linhas de financiamento específicas para melhorar a infraestrutura da eletromobilidade. Já o setor privado deve ser mais transparente e investir mais em P&D&I, buscar alianças com startups, inventores independentes, empresas e centros de excelência no exterior. A lista dos maiores inventores e das empresas destacadas elencadas neste estudo pode servir de referência para iniciar esse processo de transição rumo a uma economia mais verde, sustentável e próspera.