23 de novembro de 2024

A Inteligência Artificial com seus riscos ou benefícios??

A influência da inteligência artificial tem sido significativa e está em constante evolução. A IA pode ser usada para personalizar a experiência de aprendizagem, fornecer feedback instantâneo, identificar padrões de desempenho e adaptar o currículo de acordo com as necessidades individuais. Além disso, a IA também pode ajudar na criação de conteúdo educacional personalizado, oferecer suporte à tomada de decisões baseadas em dados e até mesmo automatizar tarefas administrativas, permitindo que os educadores se concentrem mais no ensino.

Entretanto, é crucial considerar as questões éticas e de privacidade ao implementar a inteligência artificial no trajeto proposto.

O objetivo da inteligência artificial no empreendedorismo é melhorar processos, aumentar a eficiência e promover a inovação. A IA pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais embasadas por meio da análise de grandes volumes de dados, identificar tendências de mercado, prever demandas e até mesmo automatizar tarefas rotineiras. Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada para aprimorar a experiência do cliente, personalizar ofertas e até mesmo criar novas oportunidades de negócio.

No entanto, é importante considerar também os desafios éticos e de responsabilidade ao implementar a IA no empreendedorismo, garantindo que seu uso esteja alinhado com os objetivos e valores da empresa.

A inteligência artificial pode contribuir para o sucesso das empresas de diversas maneiras, tais como a otimização de processos no qual a IA pode automatizar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência operacional, reduzindo custos e tempo de execução.

A tomada de decisões é como uma análise de dados avançada que possibilitada pela IA ajuda as empresas a tomar decisões mais embasadas, identificar padrões e prever tendências de mercado.

Com a melhoria da experiência do cliente, a IA pode ser utilizada para personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações e orientações mais adequadas ao desenvolvimento corporativo.

Essa inovação de produtos e serviços que reflete a inteligência artificial possibilita o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, muitas vezes antes de iniciar a produção dos projetos como planos pilotos. A otimização do marketing permite que a IA possa ajudar as empresas a direcionar suas campanhas de marketing de maneira mais eficaz, identificando públicos-alvo e otimizando estratégias de engajamento.

É importante ressaltar que, apesar de todo esse acontecimento no mundo no qual envolve essa tecnologia de inteligência artificial, as pessoas não devem se preocupar em relação substituição da mão de obra humana.

Após um ano de euforia com a inteligência artificial em 2023, parece que 2024 será o ano de começar a ver ferramentas de IA em ação no nosso dia a dia.

Os lançamentos recentes da SamsungGoogleMicrosoft e diversas outras marcas de tecnologia estão trazendo as possibilidades da inteligência artificial generativa para os softwares que usamos todos os dias no trabalho e os aplicativos que carregamos no bolso.

A CNN ouviu especialistas em tecnologia e inteligência artificial para entender como a IA deve estar cada vez mais presente em nossa rotina a partir deste ano e o que deve mudar na prática com essas novas possibilidades e ferramentas.

“Acho que a gente vai começar a incorporar cada vez mais esse tipo de ferramenta no nosso dia a dia, seja para nos auxiliar no processo de produção de algum conteúdo ou com alguma coisa que a gente precisa fazer, como também auxiliar a gente em processos de pesquisa, de busca de informação”, afirma Diogo Cortiz, professor da PUC-SP.

Segundo Cortiz, a IA deve passar a funcionar “mais ou menos como um companheiro de trabalho para nos auxiliar em diversas tarefas”.

Fonte: CNNBrasil

Analisando dentro deste aspecto futurístico da inteligência artificial, é importante mensurar da sua realidade no cotidiano, se fazendo presente e sendo parte importante da sua performance produtiva. Ainda assim, o Brasil enfrenta desafios constantes na necessidade de investir em IA para o seu aprimoramento em dados.

Giovanni Cavalcante

Empresário, Consultor de Negócios, Conselheiro Executivo, Auditor da Qualidade, Palestrante, autor literário de Gestão e Negócios 

Tel.: 92 99234-5952

Instagram: @giovanni_gestaoenegocios

Email: [email protected]

Giovanni Montini

Giovanni Montini, é empresário, Administrador e Técnico em Logística, CEO e fundador da SIE MANAUS Consultoria Integrada Empresarial e Financeira, Prof. e Instrutor da CDL Manaus, Master Coach de Negócios e Mentor de Carreira.

Veja também

Pesquisar