Manaus é a capital mais populosa do norte do Brasil, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, a capital amazonense cresceu 14,51% ao longo dos últimos 10 anos.
O aumento populacional da cidade também pode ser visto no parâmetro nacional, já que Manaus é a sétima capital mais populosa do país, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.
Se por um lado temos o rápido crescimento da população, por outro, e proporcionalmente, temos o aumento de toda uma gama de problemas sociais que crescem à medida que nossa população aumenta. Essa falta de preparo, de visão de futuro e miopia sobre a realidade de uma cidade como Manaus espelha claramente a falta de compromisso das autoridades municipais, principalmente do poder executivo da cidade, que não se importa, ou não trata como prioridade, essa população de emerge nas periferias em buscam das condições básicas de sobrevivência.
Da saúde à educação. Da infraestrutura ao saneamento básico. Manaus, como qualquer outra cidade brasileira, possui similaridades de problemas e peculiaridades nos seus desafios diários, como por exemplo, na manutenção do seu transporte público e de seu asfalto. Muitos passaram a frente da prefeitura de Manaus e os problemas continuam os mesmos e cada vez mais crescentes.
Um levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, que se refere ao ano de 2021, apontou que Manaus está entre as 20 piores cidades em tratamento de esgoto do país, tendo 97,5% em Indicador de Atendimento Total de Água e Indicador de Atendimento Total de Esgoto, de apenas 25,45%. Já no que se refere ao Tratamento de Esgoto, a cidade pontua inexpressivos 21,58%.
A insegurança é outro problema que foi acentuado com o passar dos anos na capital. Antigamente, era comum ver vizinhos confraternizando do lado de fora de suas casas, crianças brincando na rua sem preocupação; hoje em dia, a sensação que temos é que isso fez parte de uma realidade muito distante. O medo de ser assaltado e sofrer uma violência tomou conta da cidade. Não podemos cruzar os braços e deixar que criminosos avancem, cada vez mais, para dentro de nossas casas.
Esses são apenas algumas deficiências que Manaus possui por falta de compromisso do atual poder executivo municipal. A capital amazonense é a minha terra querida, é a terra que me acolheu, acolheu a minha família e me deu bons frutos, por conta disso, está na hora de retribuir tudo o que tenho hoje em dia.
Como pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo Partido Liberal (PL), com o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro e do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto trarei aqui ponto de diálogo sobre os problemas de nossa cidade. E estou de coração aberto para receber sugestões e críticas que poderemos transformar em linha de ação para cidade.
É claro que, neste momento, quero destacar que é uma honra ser candidato à prefeitura da capital do Amazonas, os sonhos dos meus futuros eleitores se tornarão o meu sonho e irei batalhar para conseguir fazer um bom trabalho. Como representante da direita e do conservadorismo, irei lutar com garra para defender nossos ideais e nossas famílias.
Ter o apoio de Bolsonaro nesse pleito reflete mais do que um gesto de incentivo, ele reflete o desejo de ter alguém novo nessa disputa. Em seu discurso, nosso presidente me desejou boa sorte e destacou que sou uma grande opção, já que realmente, desponto como novo sangue na política do município.
Representar Manaus com o apoio de Bolsonaro será um grande passo em minha carreira política. Sempre aceitei grandes desafios, mas desta vez, é diferente. O peso da responsabilidade em levar adiante soluções para os problemas da cidade, encarar as dificuldades com a cabeça erguida e entregar melhorias para a população é o que me moverá daqui para frente.
Como Deputado Federal do Amazonas eleito pela segunda vez, consegui provar e trazer benefícios à população amazonense, onde projetos de lei de minha autoria foram aprovados e já estão sendo colocados em prática no dia a dia.
Como Capitão, missão dada é missão cumprida. Fico honrado em participar do projeto de avanço e consolidação da direita no Amazonas, representando mais de 40% do eleitorado manauara. Aceitei o desafio e espero contar com o futuro apoio da população de Manaus.
*É Deputado Federal eleito pelo Amazonas, pela 2ª vez.