Título outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, por iniciativa do vereador-presidente Marcos Nascimento, foi entregue nesta sexta-feira, em solenidade na sede da prefeitura
A prefeita Patrícia Lopes participou, nesta sexta-feira (05/04) da solenidade de outorga do título de cidadão figueiredense aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Elci Simões de Oliveira e Yedo Simões de Oliveira, honraria concedida pela Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, por iniciativa do vereador-presidente Marcos Nascimento, e que foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares da Casa Legislativa.
“Foi uma honra participar deste momento solene, prestigiando os homenageados, que são personalidades importantes do judiciário do nosso Estado e que muito contribuíram para a promoção da Justiça e defesa dos direitos, sempre com muita dedicação ao serviço público, comprometimento exemplar e de excelência. Dois Amazônidas sendo homenageados pela Terra das Cachoeiras. Meus parabéns pela honraria. Presidente Figueiredo se orgulha de tê-los como cidadãos Honorários”, destacou a prefeita Patrícia Lopes, que parabenizou o presidente Marcos Nascimento pela iniciativa.
A solenidade foi realizada no auditório da prefeitura e contou com a presença de várias autoridades do Judiciário, operadores do direito, representantes do Executivo estadual, parlamentares, lideranças políticas e empresariais.
“Receber o título de Cidadão Honorário de Presidente Figueiredo é muito gratificante e um reconhecimento pelo trabalho que eu exerci em um período importante. Sinto-me gratificado e agradecido pelo título de cidadão figueiredense, porque é um reconhecimento do nosso trabalho quando juiz aqui em Presidente Figueiredo. Isso nos engrandece e é com imensa gratidão que nós recebemos essa homenagem do povo figueiredense”, afirmou o desembargador Elci Simões.
Para o magistrado que foi um dos precursores do processo judicial eletrônico no Amazonas, que causou uma grande revolução do Poder Judiciário, hoje a Justiça hoje está mais eficiente.
“Realmente o processo de papel não andava e as pessoas ficavam descontentes com a justiça. Hoje a justiça está mais eficiente porque ela é eletrônica e não há mais processo do papel e isso causou uma grande revolução no Judiciário. Começou na Amazônia e agora está em todo o Brasil”, enfatizo. Ele respondeu pela Comarca de Presidente Figueiredo na época em que foi juiz titular da Comarca de Rio Preto da Eva, quando foi convocado para também presidir eleições.
“A todos vocês e a todos os vereadores, minha perene gratidão. Devo lembrar Cícero, orador romano, que dizia que nenhum dever é mais importante que a gratidão. E assim dizer ao caro vereador Marcos Nascimento, que esse gesto seu e dos honrados vereadores ficará registrado de forma indelével em algo muito maior do que a moldura de um quadro: ficará registrado na memória de meu coração e do meu irmão, desembargador Elci Simões, onde iremos recolher as sinceras manifestações de carinho que recebemos hoje desta Casa que representa o povo hospitaleiro figueiredense”, disse o desembargador Yedo Simões que, este ano completa 45 anos de carreira na magistratura.
Para o vereador Marcos Nascimento, autor da propositura que concedeu o título de cidadão figueiredense aos dois desembargadores, a maior honraria é para cidade de Presidente Figueiredo por ter entre seus conterrâneos dois homens de bem, com um currículo e uma história invejáveis.
“Obrigado pelo muito que fizeram e que fazem pela Amazonas, por Presidente Figueiredo e pela Amazônia”, enfatizou.
Estiveram presentes a juíza da Comarca de Presidente Figueiredo, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling; Elci Simões de Oliveira Júnior, conselheiro seccional e vice-presidente da comissão Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB), no interior. representando a presidência da entidade; Fábia Melo Barbosa de Oliveira promotora de Justiça do município, além de familiares e amigos dos homenageados.